Ciclo virtuoso

O período é ruim e todo mundo já percebeu isso faz tempo. Mas mesmo neste cenário de pouco otimismo Içara vai iniciar nesta quinta um ciclo virtuoso de boas notícias. Começa com a inauguração do Combo. Além dos 250 empregos que serão gerados de maneira direta, há ainda o acréscimo na arrecadação do município. Em seguida será a vez do Carrefour, que também amplia a geração de empregos mesmo em período de pandemia. Há ainda a ampliação da atividade em empresas como Librelato, JR e Eskimó. Sinais que confirmam a tendência do município, mesmo em pandemia, terminar o ano com dados positivos na geração de emprego e igualando o desempenho econômico do ano passado. São dados para afastar o pessimismo e deixar claro que logo ali a frente tudo vai voltar ao normal.

Para a UTI

Câmara de Vereadores de Içara destinou 100 mil das economias que o legislativo vem fazendo para ajudar a montar mais cinco leitos de UTI no São Donato. “Ação de todos os vereadores. Temos feito uma legislatura enxuta e por isso resolvemos pegar parte das economias e repassar para o São Donato. A instituição precisa e a cidade de Içara vai ser beneficiada com mais cinco leitos de UTI. Ficamos satisfeitos por fazer nossa parte”, explica Rodrigues Mendes, o Sapinho, presidente da Câmara de Içara.

Câncer

Durante entrevista à Massa FM, Sapinho também falou do projeto apresentado por ele na Câmara para garantir tratamento rápido aos pacientes de câncer. “Nesse tipo de doença, quanto mais rápido se agir melhor. Queremos que em 30 dias as pessoas já possam estar sendo tratadas. Vou conversar com o prefeito para que o projeto seja sancionado. Ele ainda tramita nas comissões, mas tenho certeza que será aprovado”.

Mais de mil

Abaixo assinado virtual iniciado pelo vereador Alex Michels para a vinda do Mercado Livre para Içara já alcançou mais de mil assinaturas. Segundo o parlamentar, o objetivo é mostrar aos empresários que a cidade apoia a vinda do empreendimento. “Eles vão olhar com mais carinho uma cidade que quer abraçar esse investimento”, defende.

Centro de Triagem

Balneário Rincão está criando seu primeiro Centro de Triagem. Objetivo é melhorar o atendimento dos casos suspeitos de Covid-19 no município e evitar que o registro descontrolado de novos contaminados. No Rincão três pessoas já morreram em decorrência do Covid-19.

Em Içara

Conforme antecipou o Gazeta na edição de ontem, o Município de Içara trabalha para ativar um segundo centro de triagem. A decisão foi tomada depois do crescimento no número de casos de Covid-19 nos últimos dias. “E reforçamos também o pedido para que a população continue tomando todos os cuidados para que a gente consiga atravessar esse período mais delicado”, explica a secretária Jaqueline dos Santos.

Sem lockdown

Prefeitos da Amrec voltaram a afirmar que a região não deve adotar o caminho de Tubarão e região. Ou seja não haverá quarentena na região carbonífera. A decisão é dos 12 prefeitos e foi tema do encontro de ontem na entidade. “Não vamos parar nada”, garantiu o prefeito Clésio Salvaro.

Cobrando

Ministério Público cobra leitos de UTI prometidos e ainda não instalados pelo Estado. Em audiência pública, na Assembleia Legislativa, governo garantiu que novos leitos estão sendo criados e que já aplicou 18% da receita em saúde, quando a obrigação é aplicar o mínimo de 12%.

Bom resultado

Os primeiros testes da vacina contra a Covid-19 foram bem sucedidos e a universidade inglesa de Oxford, que coordena a pesquisa, prevê a produção de, pelo menos, um milhão de doses até o mês de setembro. A expectativa dos pesquisadores é que a imunização em grande escala seja possível até o fim do ano. Os primeiros testes da vacina da chinesa Sinovac também estão com resultados positivos.