Reforço nos leitos

Os cinco leitos de UTI que o São Donato inicialmente havia recusado serão sim implantados na cidade. Parceria com o município e o uso de parte de emenda parlamentar do deputado Ricardo Guidi assegura a ampliação das vagas. “Os leitos vem e vão permanecer na cidade para atendimento de toda a região. As camas serão compradas pelo município que também inicialmente auxilia nesse custeio”, argumenta o prefeito Murialdo Gastaldon. Com o reforço nas UTIs, a região também ganha fôlego no combate ao novo coronavírus. Aliás, a pandemia também foi abordada pelo prefeito ontem na Massa FM. “Estamos reforçando cada dia a nossa fiscalização. Aumentou muito a procura, número de casos segue crescendo, mas estamos fazendo o máximo para que a situação na cidade continue controlada.

No Rincão

Balneário Rincão pode adotar medidas mais rígidas no decorrer desta semana. Informação é do secretário de Saúde Rogério Cardoso. “Principal preocupação é com a orla. Neste fim de semana a fiscalização precisou retirar pessoas da beira-mar. Muita gente vem de outros municípios para aproveitar a praia e neste momento não podemos permitir. Vamos conversar com o prefeito tão logo ele retorne e em seguida vamos anunciar as medidas”, ressalta.

Em setembro

Em princípio, o Estado empurrou para depois do feriado da Independência (Sete de Setembro) a decisão de voltar ou não as atividades presenciais nas escolas catarinenses. Vai depender da situação da pandemia até lá.

Criciúma não está no vermelho

“Se fosse apenas por Criciúma e região não estaríamos em bandeira vermelha, mas o decreto está aí e vamos cumprir”, declaração do secretário Acélio Casagrande ontem pela manhã na Massa FM. Segundo ele, mais de 50% dos leitos na cidade estão ocupados por pacientes de outras regiões. O secretário também detalhou a operação tolerância zero em Criciúma. “Fiscalização mais rígida porque entendemos que se isso for feito, a partir de agosto, poderemos ter um pouco mais de tranquilidade”.

O transporte

Trabalhadores do transporte coletivo de Criciúma não concordam com a posição do governador Carlos Moisés. “A culpa não é do transporte coletivo. Pode procurar nos hospitais se alguém que está lá se contaminou nos ônibus”, reclama Clésio Fernandes, o Buba, presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores. A preocupação agora é com os empregos. “Até agora tínhamos conseguido manter os empregos. Agora não há mais garantia. Se passar de 14 dias nem as empresas vão se reerguer mais sozinhas”. Buba também questionou a ocupação dos hospitais. “Tem que deixar claro de onde são os pacientes. A maioria é outras cidades”.

A fraude

Cidadão foi flagrado no fim de semana fraudando o cartão do estacionamento rotativo. Colocou um ímã atrás do cartão, adaptou pedaços de ímã pintados em azul na parte de cima do cartão. Todo esse trabalho para não pagar os dois reais de estacionamento rotativo na cidade.

Vacina

Instituto Butantã recebeu ontem as doses da vacina produzida na China. Se a vacina for aprovada, em novembro já pode ser produzida em larga escala. Vacinas da universidade de Oxford também vem apresentando resultados positivos. Sinais de que, em breve, possamos ter uma solução para essa indigesta pandemia.

Expectativa

Vereador Rodrigues Mendes espera ver aprovado no legislativo e sancionado pelo prefeito o projeto apresentado por ele e que garante celeridade na hora de tratar paciente diagnosticado com câncer. Intenção é garantir o primeiro atendimento em no máximo 30 dias.