A Copel levou

A Cooperaliança realizou ontem em Içara o primeiro leilão para compra de energia do mercado livre da história das cooperativas de Santa Catarina. O leilão de sexta-feira reuniu gigantes do setor elétrico dispostas a negociar com Içara. No final deu a Copel, do Paraná. Será a empresa que a partir de 2022 passará a fornecer a energia que a Cooperaliança vai distribuir em Içara. A decisão de realizar o leilão foi amplamente discutida e planejada pela direção da cooperativa e tem como foco garantir um preço competitivo para a energia vendida em Içara. “Em 2022, as cooperativas perdem o subsídio, mas agora a Cooperaliança tem contrato para continuar mantendo um preço atrativo para as empresas e mais justo para o consumidor residencial e comercial. Era uma meta nossa, uma conquista muito importante para fechar a semana. Nosso compromisso é continuar contribuindo com o crescimento da cidade e vamos conseguir. A cooperativa agora vira referência no Estado para que novas empresas do setor que queriam seguir o mesmo caminho”, explica o presidente Reginaldo de Jesus.

Tolerância Zero

Prefeito Clésio Salvaro anunciou nesta sexta-feira novas medidas de combate ao coronavírus. Na prática ele reforça a fiscalização sobre as regras impostas pelo decreto e também orienta a não realização de reuniões familiares que promovam aglomerações. Segundo o prefeito, as demais cidades da Amrec devem ir pelo mesmo caminho. “Em hipótese alguma vamos fechar a cidade. Nós não vamos aplicar aqui essa tal de “lockdown”, mas nós vamos entrar agora em um regime de tolerância zero. Quem não cumprir as regras vai ser punido. Vamos multar quem estiver sem máscaras, vamos fechar o comerciante que descumprir a regra e caçar o alvará se ele for reincidente”, avisou o prefeito.

Sem lockdown

Prefeito Murialdo Gastaldon foi na mesma linha de Clésio Salvaro. Disse na manhã de sexta-feira que não acredita em uma nova quarentena na região carbonífera. “Nosso esforço é para não fechar nada. Claro que a fiscalização está sendo reforçada e claro que as pessoas precisam fazer sua parte para superar este momento complicado”.

Crescendo

Prefeito de Içara disse durante sua passagem pelo estúdio da Massa FM que mesmo com o cenário pessimista provocado pela pandemia de coronavírus, Içara deve terminar o ano com saldo positivo na geração de emprego e renda. “Novos empreendimentos como Combo e Carrefour e a ampliação de vagas de empresas que já estão operando na cidade vão permitir que o ano ainda seja positivo. Seria muito melhor, mas vamos conseguir passar com um pouco mais de tranquilidade. A infraestrutura da cidade está pronta e ela vai continuar crescendo”.

Na serra

Trânsito deve começar a ser interrompido de maneira intermitente a partir da próxima semana na Serra do Rio do Rastro. Medida faz parte da ação que está sendo executada na rodovia pelo Governo do Estado para garantir mais segurança para quem sobe a serra. “Estamos investindo 18 milhões na fixação dos pontos mais críticos do paredão e evitar com isso novos deslizamentos”, ressalta o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira.

Adiada

Entrega da Ordem de Serviço para a restauração da Jorge Lacerda estava programada para terça-feira, mas foi adiada. Informação foi repassada pelo secretário de Estado da Infraestutura, Thiago Vieira. “A segunda colocada impetrou ação judicial. Estamos encaminhando a notificação para que a JR se defenda e possamos resolver isso logo. Não importa ao Estado quem vencerá o certame, nos importa é entregar a obra”.

As empresas

A pandemia do coronavírus foi o principal motivo para o fechamento de 4 em cada 10 empresas que encerraram as atividades na primeira quinzena de junho. No total, 1,3 milhão de empresas fecharam as portas de forma temporária ou definitiva em todo o país. Em Içara, por outro lado, os números são diferentes. Há uma abertura maior neste ano de CNPJs do que em comparação com o ano passado.

Vagas

Santa Catarina tem 2,9 mil vagas de trabalho abertas e aguardando interessados nos sines de cada região. Só a Librelato tem 130 vagas nas unidades de Içara e Criciúma.