Martelo batido

Apesar do vereador Toninho de Mello seguir com a condição de pré-candidato a prefeito nos bastidores, o martelo já está batido. O ex-emedebista, hoje no PL, vai mesmo ser o candidato a vice de Dalvânia. Recentemente, em entrevista à Massa FM, Toninho já havia indicado neste sentido e feito elogios ao posicionamento e as propostas da progressista. A negociação teve participação direta do ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo. Márcio tem uma histórica política no PP e relação próxima com Dalvânia, que foi sua secretária.

Feliz da Vida

Se tem um nome que ficou feliz da vida com a pesquisa divulgada esta semana foi o vereador Lauro Nogueira. Primeiro porque ele está no PT e, na região, o partido está altamente desgastado. Mais do que estar no Partido dos Trabalhadores, Lauro nunca escondeu o orgulho de vestir o 13. Segundo porque ele não é candidato e atingiu um percentual que surpreende.

Comércio

IBGE divulgou ontem os dados do comércio em maio. Houve crescimento de 13,9% em comparação com abril. Expectativa é que o crescimento se repita nos dados de junho. Em Içara, presidente Alexandre Fernandes aposta que o segundo semestre vai fechar com resultado positivo. “Vamos seguir recuperando o fôlego”.

Reforço

Deputados Ada de Lucca e Luiz Fernando Cardoso reforçaram essa semana na Assembleia Legislativa o pedido para que Içara seja a escolhida pelo grupo Mercado Livre para a implantação de uma Central Logística. Investimento pode gerar até 2 mil empregos. Eles encaminharam requerimento ao governador para que ele defenda a cidade como destino para a empresa.

Boa notícia

Secretária de Saúde de Içara confirmou ontem, em entrevista à Massa FM, que o município vai manter a fiscalização mais rigorosa em todo o município para evitar que o número de casos de coronavírus continue subindo. Segundo Jaqueline dos Santos a boa notícia é que até o momento nenhuma irregularidade foi constatada durante esse trabalho.

Reforço

Balneário Rincão está reforçando o combate a pandemia de coronavírus. Um novo decreto prevê multa de R$ 20 mil para quem realizar festa com aglomeração de pessoas. Claro que muita gente não gosta, torce o nariz, mas não há alternativa. Ou a cidade faz isso ou perde o controle. Infelizmente para algumas pessoas não basta desenhar, como diz o prefeito Clésio Salvaro, é preciso também mexer no bolso. A grande preocupação é com o crescimento no número de casos em toda a região.

Veto mantido

Vereador Paulo Ferrarezi bem que tentou, conversou com os colegas, articulou, mas não conseguiu evitar a manutenção do veto do Prefeito Clésio Salvaro a um projeto apresentado por ele. O projeto determinava agilidade no tratamento aos pacientes portadores de câncer em Criciúma. “O tratamento rápido diminui o sofrimento do paciente e aumenta a chance de cura. É um direito do cidadão”, defende o autor do projeto. O paço por outro lado garante que a fila está zerada e que a cidade é referência em tratamento oncológico.

Seguro desemprego

Os pedidos de seguro-desemprego chegaram a 653.160 em junho, informou ontem (9) o Ministério da Economia. O resultado representa uma queda de 32% na comparação com maio, em que foram contabilizados 960.309 requerimentos, havendo, portanto, uma diferença de 307.149. Na comparação com junho de 2019, com 508.886 pedidos, houve aumento de 28,4%.

A fome

A atual pandemia agravou as situações de fome verificadas em vários pontos do mundo e criou outros epicentros, denunciou esta quinta-feira a organização não-governamental Oxfam, alertando que este flagelo poderá matar mais do que a própria doença Covid-19. A previsão é de que até 12 mil pessoas podem morrer no mundo pela fome.

Enem

O Enem já tem uma nova data para a realização. As provas presenciais serão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem Digital será realizado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Aulas

Secretária de Educação de Içara Gerusa Bolsoni disse na manhã de ontem que neste momento a posição do município de praticamente todas as cidades da Amrec é pelo não retorno das aulas presenciais. “O cenário é avaliado dia após dia. Se a decisão precisasse ser tomada hoje a posição seria pela manutenção das escolas fechadas”, adianta. Em paralelo a isso também vem sendo traçado um plano para garantir que o ano não seja perdido.