Municípios da região vêm registrando avanço rápido no número de casos 

Içara

Após o município ultrapassar a marca de 100 casos confirmados no domingo (5), a Prefeitura de Içara, junto ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, se reuniu para debater e criar uma operação conjunta de reforço às fiscalizações. Em vídeo, os representantes destacaram os detalhes da operação e o aumento rápido do número de casos na cidade. O trabalho iniciou ainda ontem (6).

Estarão participando desta ação de fiscalização, as equipes da Secretaria de Saúde, Fundação Municipal de Esportes, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a PM. “A preocupação é muito grande, pois os números estão crescendo e esta operação servirá para intensificar a fiscalização em todos os estabelecimentos”, explicou o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.

Segundo as informações repassadas pelo Governo de Santa Catarina, a região carbonífera segue classificada como risco grave de contaminação, representada na cor laranja. O último estágio, classificado como gravíssimo, é representado na cor vermelha e, com isso, estabelecimentos voltam a ser fechados.

Ainda de acordo com o prefeito, é necessário respeitar as decisões tomadas com os outros municípios para que não se tenha mais prejuízos. “Se evoluir do quadro atual para um pior, teremos um prejuízo muito grande, mas para a situação não piorar, é necessário o apoio de todos no cumprimento das regras”, completou Gastaldon.

Novos números preocupam Prefeitura de Criciúma

Entre o sábado (4) e domingo (5) foram notificados 50 novos casos de coronavírus apenas de moradores de Criciúma. Na manhã de ontem (6), o diretor técnico do Hospital São José, Raphael Elias Farias, informou que apenas nove dos 28 leitos de UTI da unidade estão disponíveis. O avanço da doença na cidade foi visto com preocupação pelo secretário de saúde, Acélio Casagrande.

“O fim de semana teve um crescimento no número de internações e positivos. Temos 77 pessoas internadas (suspeitos e confirmados com Covid-19). A luz amarela está acesa. Realmente é uma situação que nos preocupa bastante”, afirmou em entrevista à Rádio Eldorado.

Na manhã de domingo Criciúma confirmou a 13ª morte pelo coronavírus. A vítima foi uma idosa de 71 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José desde o dia 18 de junho. Ela sofria de hipertensão e diabetes.

No dia anterior, também no São José, um idoso de 76 anos, morador do Balneário Rincão, veio a óbito pela Covid-19. O caso foi confirmado pela prefeitura do município no fim de domingo. Esta trata-se da segunda morte pela doença na cidade. O morador deu entrada na emergência do hospital em estado grave, que evoluiu para óbito. Seguindo o protocolo, o teste rápido foi realizado e apresentou resultado positivo.