Portaria permite retomada das aulas presenciais no ensino superior

57

Ensino presencial poderá voltar no segundo semestre de 2020, mas com algumas restrições

Criciúma

A Secretaria de Estado da Saúde publicou na segunda-feira (29) uma portaria que regulamenta os protocolos para o retorno das aulas presenciais do ensino superior em Santa Catarina. Na terça-feira (30), uma retificação no Diário Oficial determinou que a mesma entraria em vigor a partir do dia 6 de julho.

A portaria 447/2020 autoriza a realização de atividades presenciais de ensino superior em estabelecimentos acadêmicos públicos e privados, inclusive em nível de pós-graduação, a partir de 2 de agosto. Porém, diversas medidas devem ser adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Entre elas está o distanciamento de 1,5 metro entre todos os frequentadores; o uso de máscaras obrigatório; e a medição de temperatura realizada pela instituição com todos que entrarem no ambiente. Além disso, devem ser colocados materiais gráficos em locais de maior circulação para estimular a etiqueta da tosse e a higienização de mãos em vários momentos durante a permanência no estabelecimento de ensino.

O retorno das aulas presenciais também deve levar em conta a Avaliação de Risco Potencial para disseminação da Covid-19 em cada região. Todos os municípios que pertencem a uma região em nível considerado Gravíssimo devem ter as aulas presenciais suspensas. Aqueles em nível Grave e Alto devem manter as aulas presenciais de forma alternada, limitando o número de estudantes. E com o risco Moderado podem manter as aulas presenciais, respeitando o distanciamento entre os frequentadores.

Aqui na região carbonífera, conforme última atualização no dia 22 de junho, o nível de risco potencial é considerado grave. Cada instituição deve desenvolver um plano de ação próprio para o próximo semestre antes da retomada oficial. Apesar disso, o Governo Estadual ressalta que a recomendação é que as Universidade priorizem o ensino a distância para as atividades que puderem ser mantidas de forma remota.

Reação das instituições de ensino da região

Nas Faculdades Esucri, um novo cronograma específico do próximo semestre deve ser divulgado até o dia 10 de julho. De acordo com o diretor da instituição, professor Everaldo José Tiscoski, as atividades serão definidas de acordo com os decretos do Governo do Estado de Santa Catarina, além de orientações do Ministério da Educação (MEC) e autoridades da área da saúde.

“Nossa proposta é iniciar o segundo semestre de 2020 no ambiente virtual. Gradativamente e com a segurança necessária, a partir de setembro devemos iniciar de forma presencial as disciplinas com conteúdos práticos e estágios”, informa Tiscoski. A volta das atividades acadêmicas está prevista para o dia 17 de agosto.

Para os estudantes da SATC, uma live privada está programada para acontecer hoje (2), com o intuito de esclarecer dúvidas e apresentar o novo protocolo com as novas medidas e mudanças para o próximo semestre. Segundo a assessora de imprensa da instituição, Marli Vitali, o planejamento é que as aulas presenciais retornem em agosto, mas também seguirão em ambiente virtual para os alunos que não puderem comparecer ou assim preferirem.

“A Satc buscará adotar as duas formas. Até o último decreto o retorno de aulas presenciais está marcado para 3 de agosto, mas são medidas que podem mudar a qualquer momento. Seguimos trabalhando com as recomendações que forem surgindo no decorrer das semanas”, conta.

Em nota, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) comunicou que seguirá com o Plano de Retomada Gradual das atividades presenciais, tendo como prioridade do retorno as disciplinas práticas e que possuem maior carga horária. A instituição ainda destaca que, caso haja a retomada de aulas específicas, os acadêmicos serão comunicados pelos coordenadores dos cursos para que possam se organizar.