O desafio da economia

A pandemia vai passar. Ainda não há uma certeza de quando isso irá ocorrer, mas ela vai passar. A grande dúvida, no entanto, paira sobre o futuro da economia. Mesmo em países ricos e bem mais poderosos como os Estados Unidos, por exemplo, milhões já estão desempregados, sem renda. Por aqui, segundo dados do IBGE divulgados pelo Estado de São Paulo na edição de ontem, hoje já são mais desempregados do que empregados no país. Nossa situação não é tão ruim quanto o restante do país, mas como não vivemos isolados também seremos atingidos. Por isso, na eleição deste ano, a questão econômica precisa ser amplamente debatida. Precisamos, em todas as cidades, de gestores capacitados para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento local. Se esse cuidado não for tomado, corremos o risco de jogar fora todo o avanço feito até aqui.

Live

Fundação Cultural de Criciúma faz mais uma live nesta quinta-feira. Evento vai levar descontração para quem está em casa e também vai dar mais visibilidade para os artistas locais. “Nossas oficinas de canto desenvolvem um bonito trabalho e neste momento de pandemia e isolamento, pretendemos levar um momento de alegria para todos os que estão em casa”, explica a presidente da Fundação Cultural Maria Tereza Chagas a Bá.

Positivo

Governador Carlos Moisés testou positivo para o novo coronavírus. Ele mesmo confirmou em nota essa situação. Está isolado para se recuperar da doença e evitar que outros sejam contaminados. Santa Catarina segue registrando aumento no número de casos de Covid-19. Na região, desde ontem, as medidas de distanciamento estão mais severas.

Liberado

Deputado Ricardo Guidi confirmou ontem a liberação de 600 mil reais. O valor que vem para a cidade de Içara via Emenda Parlamentar serão investidos na área da saúde. “Um recurso que foi solicitado pelo vereador Alex Michels e que chega em um momento importante para a reforçar o atendimento ao içarense”.

Empolgado

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, Arnaldinho Lodetti tem mantido uma intensa agenda de visitas e conversas com eleitores e lideranças de Içara. O pré-candidato segue apostando em uma vitória do MDB, apesar de reconhecer que a disputa será equilibrada. Ele tem apostado na motivação e na mobilização do MDB. Arnaldinho acredita que sua presença como secretário de planejamento na atual administração o gabaritam para a condição de prefeito pelos próximos quatro anos.

Aguardando

Patriotas de Içara mantém firme o propósito de disputar o pleito deste ano com candidato próprio ou, no mínimo, indicando o vice em alguma chapa. Partido segue trabalhando, mas vai aguardar a definição da data do pleito para anunciar oficialmente a chapa e a nominata de vereadores para o pleito. Marcos Viscardi é o nome já definido como pré-candidato a prefeito. O patriotas abriga a ala bolsonarista que estava no PSL da cidade.

Mais cara

A banana nossa de cada dia deve ficar mais cara. Boa parte da produção da nossa região foi duramente afetada pelo vendaval de terça-feira e de ontem. Produtores ainda estão calculando o prejuízo.

Pedido feito

Conforme antecipado na coluna há uma semana, o vereador Alex Michels encaminhou pedido para que a prefeitura de Içara realize estudo para avaliar a viabilidade de construir um lago artificial na região da Fazenda Esperança. “Ali no passado foi feita a extração de argila. Ali também tem uma das últimas áreas de mata atlântica da cidade. Um lago vai servir para atrair o turismo, novos empreendimentos e também preservar o meio ambiente”, defende Michels.