Espaço utilizará 15 hectares na comunidade de Segunda Linha, onde serão utilizados R$ 2,3 milhões de recursos do município

Içara

O primeiro grande parque municipal de Içara vai ter o nome do ex-deputado federal Walmor De Luca. O espaço utilizará ao todo 15 hectares do Horto Municipal Arnaldo Lodetti na comunidade de Segunda Linha. A terraplanagem já foi realizada e para a entrega dos primeiros equipamentos de uso público serão investidos agora R$ 2,3 milhões de recursos do Município. “O valor já está autorizado para licitação. Será um dos maiores parques da região e o primeiro grande parque da cidade para se encontrar aos finais de semana”, informou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Além da terraplanagem, a primeira etapa já teve também a modelagem de um lago próximo da Rodovia Afonso Moises de Bittencourt. Na segunda fase o espaço receberá quiosques para lazer, playground, arena de eventos com palco e paisagismo. “O projeto foi construído coletivamente para um espaço útil e diferenciado dos demais parques da região”, explicou o arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, Marco Aurélio Ramos Möller. Segundo ele, a estrutura será preparada para receber no futuro também quadras de esportes, um espelho de água e um parque de estacionamento.

“O Horto Municipal é pouco utilizado e tem muito a oferecer. Com a estrutura do parque, será possível interagir mais com a natureza sem comprometer o meio ambiente. Teremos ainda uma área de 23 hectares de preservação com trilha e também o cultivo de plantas no horto, além da reestruturação do Centro de Castração”, ressaltou a diretora-superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Içara, Taynan Toretti. Além de atender os içarenses, o parque deverá atrair também os turistas de passagem pela Rota Italiana de Içara, que já possui o Santuário do Sagrado Coração de Jesus e empreendimentos gastronômicos.

Colaboração Lucas Lemos/ Canal Içara