Obra garantida

A troca do secretário Chefe da Casa Civil Amândio da Silva Júnior não deve interferir nos trâmites para assinatura do convênio que vai garantir a pavimentação da Rota dos Trilhos, em Içara. “Não acredito nisso. O convênio será assinado. A parte mais complicada, que é a financeira, está assegurada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Por isso eu não acredito que a saída do secretário irá prejudicar o processo”, aposta o prefeito de Içara Murialdo Gastaldon. A Rota dos Trilhos vai ligar o Centro de Içara a BR-101 passando pela comunidade de Esperança. A rodovia é apontada como mais um vetor para o desenvolvimento da cidade.

Mais três

Ontem, a Amrec registrou mais três mortes por Covid-19. Pacientes eram de Cocal do Sul, Balneário Rincão e Urussanga. Situação ainda é preocupante na região e a população precisa ficar atenta aos cuidados sanitários para que a situação não continue se agravando.

Reforço

Fim de semana foi de fiscalização reforçada nos estabelecimentos comerciais de Criciúma. Três foram fechados por descumprirem as medidas sanitárias. “A ideia não é fechar nenhum local, mas precisamos que as medidas sejam respeitadas para evitar que os casos continuem aumentando. Agora, quem teve o estabelecimento fechado poderá apresentar sua defesa a uma comissão criada”, explica o secretário Acélio Casagrande. Durante entrevista à Massa FM Casagrande lembrou também que a partir de quarta-feira quem estiver sem máscara será multado em Criciúma.

Os eventos

Quem atua no setor de eventos segue amargando os efeitos da crise provocada pelo novo coronavírus. Ontem os representantes do setor fariam um ato no Parque das Nações. “Mas acabamos cancelando. A verdade é que muita gente que depende do setor de eventos não conseguiu nem mesmo receber o valor referente ao auxílio emergencial. Os empresários não estão conseguindo acessar linha de crédito e nem há previsão para voltar as atividades. Entendemos o momento, respeitamos as restrições, mas precisamos de uma alternativa”, argumenta Tiago Teixeira, que tem empresa de segurança especializada em eventos e que desde de ’17 de março está sem trabalhar.

Aulas

As aulas presenciais podem não voltar este ano. Avaliação é do prefeito de Içara Murialdo Gastaldon. Ele considera temerário reunir 30, 40 crianças em uma sala de aula. “Minha opinião é que as aulas não voltam no dia 3 e talvez não retornem este ano. Acho que a aula só pode voltar quando não houver mais riscos de contaminação”, ressalta

Eleições

Prefeitos vão tentar convencer o presidente do TSE a suspender a eleição deste ano. Defendem que não há condições de realizar o pleito neste ano por conta da pandemia. Uma das alternativas é unificar a eleição e fazer um pleito único em 2022. A possibilidade que isso ocorra, no entanto, é improvável. Ontem Rodrigo Maia, presidente do Legislativo Federal disse que ainda está longe de chegar a um acordo na Câmara que assegure a aprovação da mudança na data para as eleições deste ano.

Pingando

A Caixa começa a depositar ontem (29) até R$ 1.045 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial para os nascidos em janeiro. Os depósitos vão até 21 de setembro, seguindo o mês de nascimento dos trabalhadores. Os valores serão depositados em poupanças digitais abertas pela Caixa, em que o trabalhador poderá apenas fazer pagamentos de boletos e compras online.