Decreto Municipal 815/20 determina isolamento domiciliar para pessoas acima de 60 anos e uso de máscara obrigatório em todos os lugares

Criciúma

Ocorreu no fim da tarde de ontem (25), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal, a leitura do novo decreto de Criciúma que anuncia novas medidas restritivas na cidade. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Clésio Salvaro, o vice Ricardo Fabris e o secretário de Saúde Acélio Casagrande.

Sendo publicado ainda hoje (26), o Decreto Municipal 815/20 traz entre as novas restrições a determinação de isolamento domiciliar para pessoas acima de 60 anos; o uso de máscara de proteção obrigatório em todos os lugares, sejam ambientes públicos ou privados; a operação de serviços essenciais com 50% da capacidade permitida; e o reforço das sinalizações de distanciamento nesses lugares, que deve ser maior ou igual a 1,5m.

O documento ainda indica que a utilização de parques e praças somente será permitida em atividades de corrida individuais, sendo permitida duas pessoas caso uma destas seja personal trainer. E seguem ainda proibidas atividades em cinemas, casas noturnas, espetáculos, assim como festas e eventos particulares.

“Esse decreto é baseado na ciência e na estatística. Nós vamos vencer o novo coronavírus sem precisar desligar a cidade da tomada. A economia vai continuar girando, a indústria produzindo, o comércio vendendo, tudo funcionando. Se todos cumprirem o decreto a economia volta a crescer sem a necessidade de repensar. Temos leitos, mas estão faltando medicamentos para sedar as pessoas. É questão de consciência”, indicou Salvaro.

O novo decreto é válido até o dia 26 de julho, podendo ser prorrogado. Além disso, é indicado que tais medidas estão sujeitas a reavaliação a qualquer momento.

Aplicação de multa

A partir do dia 1º de julho, o descumprimento da norma de uso da máscara constituirá na aplicação de multa, definida com o valor de R$1.971,70. De acordo com o fiscal da Vigilância Sanitária, Samuel Bucco, o valor é baseado em cálculo referente as leis municipais que se tratam de infração de leis sanitárias.

As autoridades presentes ainda indicaram que o monitoramento das atividades e cumprimento das novas normas será intensificado com a colaboração de diversas instituições convidadas pela prefeitura para integrar a comissão.