Pacientes recusam atendimento hospitalar para tratamento

71

Hospitais de Içara e Braço do Norte registraram boletins de ocorrência por fuga de infectados e suspeitos

Içara, Região e Estado

Um homem de 57 anos, diagnosticado com a Covid-19 no início da tarde de ontem (25), recusou o tratamento hospitalar e fugiu do Hospital São Donato. Ele havia recebido o resultado positivo através de um teste rápido realizado no Centro de Triagem de Içara e foi encaminhado para internação, porém, decidiu não prosseguir com o atendimento e foi para casa.

Após o acontecido, a fundação filantrópica registrou um boletim de ocorrência e a Polícia Militar ficou responsável pelo caso. De acordo com o subcomandante da Guarnição Especial de Içara, major Sandi Muris de Medeiros Sartor, o paciente se comprometeu em manter o isolamento domiciliar, que já havia sido indicado há uma semana. Caso descumpra, ele poderá ser detido por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena prevista é de detenção de um mês a um ano e multa.

Em Braço do Norte, também houve o registro de fuga de três pacientes suspeitos de coronavírus na noite de quarta-feira (24). Eles apresentavam sintomas e aguardavam a realização do exame RT-PCR no Hospital Santa Terezinha, mas foram embora antes de concluírem o atendimento.

Diante disso, a unidade hospitalar acionou a PM e registrou um boletim de ocorrência com os dados dos pacientes. “O HST, rigorosamente, segue todas as diretrizes e protocolos recomentadas pelos órgãos oficiais, reforçando a necessidade da manutenção das medidas preventivas de combate a Covid-19”, relatou a instituição em comunicado.

Atualização dos boletins

Em Içara, subiu para 66 o número de infectados pelo coronavírus. São cinco casos a mais que o dia anterior. O número de curados também registrou aumento, indo de 38 para 41. Todos que possuem a doença atualmente realizam o tratamento em domicílio.

Enquanto isso, o número de casos suspeitos e monitorados segue abaixando no município. No início da semana, 184 içarenses estavam sendo monitorados, agora o número está em 137. Já na categoria de suspeitos, estão registrados 51 pacientes.

No Hospital São Donato dois leitos estão sendo ocupados por pacientes com suspeita da doença. São dois içarenses, um de 69 e outro com 85 anos de idade. Ambos já tiveram material biológico coletado e aguardam o resultado dos exames.

Na região

Sete novos casos de coronavírus foram registrados em Urussanga no fim da tarde de ontem. Agora a cidade está com 111 casos confirmados e 76 curados, uma diferença de quatro com o dia anterior. Dos infectados, 27 pessoas estão realizando tratamento em casa e três ocupam leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O município ainda registra cinco óbitos pela doença.

Santa Catarina registra 9 mortes em 24 horas

Em Santa Catarina, foram registradas nas últimas 24 horas nove mortes por Covid-19. Desde o início da pandemia, 289 óbitos foram causados pela doença. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,32%. Casos confirmados são, até ontem, 21.951, dos quais 16.945 já estão recuperados e 4.717 permanecem em acompanhamento. O número foi divulgado nesta quinta-feira, 25.

Excetuando uma mulher de 48 anos, sem comorbidades, todos os novos óbitos são de idosos (entre 62 a 84 anos) com comorbidades.

Há 1.316 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 860 estão ocupados, sendo 251 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação geral é de 65,3% e há 456 leitos vagos atualmente.