Nem só de hambúrguer vive a carne moída

Chef PV Show dá dicas de pratos à base de carne moída, coringa em toda geladeira

Falou em carne moída logo pensamos em um hambúrguer suculento, cheio de sabor e de queijo. Apesar de uma delícia, essa não é a única forma de apresentarmos a carne moída a mesa. Com ela podemos fazer também bolo de carne, copas, kaftas, escondidinhos e muito mais. Ela também pode ser suína, de cordeiro, mas calma. É muita informação de uma vez só.

Vamos falar de proteína bovina. Nesse quesito, a escolha da carne deve ser precisa, de acordo com o preparo. Existem cortes mais gordos e mais magros. Para receitas a churrasqueira, cortes mais gordos podem ser indicados. A gordura vai derreter, dar suculência e sabor a preparação sem aquele gosto rançoso. Já se a preparação foi um refogado, ou feita em um panela, é preciso tomar cuidado, pois com cortes muito gordurosos, você vai ter excesso de gordura acumulada na preparação.

Se juntarmos boa porcentagem de gordura a custo benefício, o acém é a minha indicação. E agora que já escolhemos a carne, vamos a duas preparações.

Refogado de Carne Moída

O refogado de carne moída é um coringa. Você pode fazê-lo com ovos, servir com torradas ou com pães italianos, colocar por cima do arroz branco e até mesmo misturá-lo a massas. Ainda pode preencher panquecas e fazer lasanha. São opções que não acabam mais.

Ingredientes: 1 Cebola picada, salsinha a gosto, cebolinha a gosto, 1 xícara de molho de tomate, 4 ovos, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, pão italiano, queijo parmesão a gosto.

 

Almôndegas

A almôndega, ou porpeta, é um prato cujo ingrediente principal é uma bola de carne moída servida, numa refeição, em várias unidades. Ela pode ser cozida, frita ou assada e sua receita ainda leva temperos e especiarias, além de um agente ligante, necessário para que o formato se mantenha até o momento do preparo do alimento. Ao molho ela fica incrível.

Ingredientes: 600g de acém moído, 150g de farinha de rosca, 150ml de leite ou até dar liga na farinha, cebolinha picada, salsinha picada, manjericão picado, tomate picado, molho de tomate (caseiro ou pronto), queijo parmesão e açúcar.

O Modo de Preparo dessa receita você confere em vídeo, no canal do Chef PV Show, clicando na QR Code.

 

E você como prepara a sua carne moída. Se você conhece uma receita especial, nos conte enviando e-mail para pvdalpont@gmail.com. Quem sabe sua receita não aparece em nossos vídeos.