Aulas de natação propiciam melhora da saúde e qualidade de vida

238

Exercícios aquáticos podem auxiliar diretamente no tratamento de doenças e é recomendado desde a infância

Içara

A prática de atividades físicas é considerada ponto chave na saúde tanto física quanto mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação semanal é de no mínimo 150 minutos de exercícios moderados, que devem fazer parte da rotina por seus tantos benefícios. A hidroginástica, e demais exercícios aquáticos, é um exemplo de atividade que além de melhorar a qualidade de vida, também contribui no tratamento de pacientes com hipertensão, depressão, diabetes, entre outras comorbidades.

Segundo a professora Danna Barbosa Manoel, formada em Educação Física e especializada na área da hidroginástica e natação pela Unesc, os benefícios da atividade vão além da boa forma e lazer. A potencialização do sistema imunológico, o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e noites mais tranquilas de sono, são alguns dos resultados gerados com a prática da natação, principalmente quando ainda iniciada na infância.

Tratando-se de um teor mais estético, as chamadas Aulas Aquafitness também são destaque pela série de benefícios gerados. Entre eles está o relaxamento muscular, a melhora na postura, a diminuição do percentual de gordura no corpo e o combate ao estresse.

Apesar de ser trabalhado diretamente na água, a prática da atividade física é recomendada e importante também no período de inverno, destaca a professora. Para que a rotina dos exercícios aquáticos não seja perdida nos dias mais frios, as piscinas aquecidas se tornaram grandes aliadas.

Um novo método de aulas

A paixão pela água, despertada ainda na época de faculdade, fez com que Danna empreendesse na sua cidade, exercendo a profissão de maneira inovadora. Ela é proprietária da AquaNew Hidroginástica e Natação, que iniciou suas atividades no bairro Jardim Silvana, em Içara, em fevereiro de 2020.

Responsável por uma nova metodologia na natação infantil, o espaço conta com quatro níveis de aprendizado para os pequenos, do Nível Siri ao Tubarão, e dois níveis para a faixa etária adulta: a Iniciação e o Aperfeiçoamento. Um nível mais intenso é trabalhado na modalidade Aquafitness, também oferecida pela empresa. E ainda há o atendimento para o público com necessidades especiais, que diferente das aulas em turmas, atuam com o personal aquático.

A profissional explica que para cada fase o foco dos exercícios é uma técnica diferente. “No Nível Iniciação, por exemplo, ele vai aprender todas as habilidades necessárias para executar o nado, como a respiração, flutuação e propulsão de pernas e braços. Já no Aperfeiçoamento, o foco está no condicionamento físico, treinamento e melhora na performance”, destaca.

Atualmente, trabalham com a profissional mais três funcionários, que atuam diretamente com o cuidado e segurança dos clientes. “Investimos em uma estrutura moderna, com vestiários, tratamento da água com Ozônio, dispensando o uso de cloro e contamos com um engenheiro químico responsável pela qualidade da água”, conta.

Danna ainda aponta para um outro diferencial da empresa: a distribuição de turmas. Na natação infantil são oito crianças por horário, observadas por dois professores. Já na adulta, as turmas são mais reduzidas, em aulas que variam de uma a duas vezes por semana. “As aulas geralmente são coletivas, ao som de músicas animadas e algumas vezes com a utilização de acessórios. É importante nos apoiar em ferramentas recreativas, principalmente para os pequenos, para que fiquem entusiasmados e queiram se movimentar”, realça a professora.

A AquaNew fica localizada na rua Melchíades Bonifácio Espíndola, nº 801, no Jardim Silvana, em Içara.