Sem festividades presenciais, Festa da Gastronomia Típica Italiana foi relembrada em ambiente virtual em sua 16ª edição

Nova Veneza

O município de Nova Veneza comemora neste domingo (21) os seus 62 anos de emancipação de maneira diferente. Incapacitados de realizar a típica Festa da Gastronomia Italiana, marco dos aniversários da cidade, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo tiveram de se reinventar no ano de 2020, mas não deixando passar em branco uma data símbolo para os venezianos e toda a região sul.

De acordo com Susan Bortoluzzi Brogni, secretária do setor de Turismo da cidade, a décima sexta edição da Festa da Gastronomia estava planejada de forma completa desde o mês de março. Este ano, estavam programados 10 dias de festividades, contando com dois fins de semana de comemoração. Entretanto, por conta do Decreto Estadual que proíbe a realização de eventos em Santa Catarina, a festa teve de ser cancelada.

De forma a manter a tradição, foi lançada a versão online do evento. No canal oficial da prefeitura na plataforma Youtube, uma série de vídeos foi lançada entre os dias 10 e 21 de junho, trazendo um resgate cultural com fragmentos das quinze últimas edições da festa. Acesse pelo QRCode desta página se preferir.

Carregando o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana desde o ano de 2018, o município de Nova Veneza traz na versão virtual da Festa da Gastronomia o contexto histórico e as receitas dos pratos que tem uma comum presença nos restaurantes da cidade, como a galinha caipira, a fortaia e a polenta, todos acompanhados do típico vinho.

A programação segue até o dia oficial do aniversário da cidade. Apesar de não haver a linha festiva tradicional, o município contará com a missa solene transmitida ao vivo e com a presença restrita de fiéis. Em seguida, a banda do 28° GAC realizará a alvorada, percorrendo as principais ruas de Nova Veneza.

“Infelizmente por conta dessa pandemia, tivemos que cancelar, mas o aniversário precisa ser lembrado. O importante é que a estima do povo não baixa e essa é uma característica de Nova Veneza. A cidade continua firme e vamos dar a volta por cima”, colocou o prefeito do município Rogério Frigo.