O duelo entre Bangu e Flamengo abriu a caminhada para o retorno do futebol no país

Rio de Janeiro

Não há consenso em relação ao retorno dos estaduais no Brasil ainda em meio à pandemia do novo coronavírus. A situação epidemiológica das diferentes regiões está em diferente estágios. Isso impede uma unidade em relação à volta do futebol.

Dentre os 26 estados, mais o Distrito Federal, apenas o Campeonato Carioca voltou, na quinta-feira (18), com a vitória do Flamengo em cima do Bangu por 3 a 0, no Maracanã vazio de torcida, pela quarta e penúltima rodada da fase de classificação da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, o time da Gávea chegou aos 12 pontos, é líder do Grupo A e está classificado para as semifinais.

O Catarinense também tem data definida para o retorno. Algumas federações do Norte e Nordeste estudam retomar os Estaduais apenas mais perto do final do ano, em uma tentativa de emendar o torneio com o início da pré-temporada de 2021.

A grande maioria, por sua vez, planeja restabelecer os torneios entre metade de julho e o início de agosto. Contudo, as federações dependem do aval das autoridades sanitárias locais. No meio destes emaranhados de decisões autônomas, o Campeonato Amazonense foi encerrado.

Em Minas Gerais, a Federação Mineira de Futebol quer restabelecer a competição estadual em 26 de julho. A decisão, porém, irá depender das autoridades sanitárias locais. Cogita-se que as partidas sejam realizadas em uma única cidade. Os confrontos ocorreriam no meio e no final de semana. Desta a forma o torneio seria encerrado entre a primeira e a segunda semana de agosto.

Em São Paulo, o governador João Doria liberou os clubes da primeira divisão do Campeonato Paulista para retomar suas sessões de treinamento a partir do dia 1ª de julho. A Federação Paulista de Futebol, no entanto, reprovou o anúncio. A entidade máxima do futebol de São Paulo afirmou que a data estabelecida pelo governador é “distante” e diz que não há “explicação plausível e científica” para tal decisão. O retorno do torneio ainda não foi discutido.