Serviço é destaque na comunidade do 9º Batalhão de Polícia Militar

191

Parceria da comunidade e PM está presente na Criciúma e região e conta com o auxílio da tecnologia

Criciúma

Com o objetivo de aproximar a sociedade e intensificar a proteção nos bairros o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) instaurou o programa Rede Vizinhos na região. Atualmente, a PM atende mais de 15.600 residências, totalizando 233 redes nas cidades de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.

Em Criciúma, a Rede de Vizinhos é dividida por ruas, cada uma possuindo um grupo no aplicativo WhatsApp com seus moradores e um policial militar responsável pela organização. Nele, somente é permitido serem compartilhadas mensagens referentes a segurança.

De acordo com o comandante da 3ª companhia, capitão PM Daniel Comerlatto, o principal intuito é unir as pessoas. “Serve com uma aliada na organização das informações sobre situações envolvendo segurança pública”, ressalta. “Ali no grupo as pessoas podem alertar para um possível crime, como um indivíduo ou um veículo em atitude suspeita”, destacou.

Para participar da Rede de Vizinhos do 9º BPM é necessário procurar o comandante da sua região, ou então realizar a solicitação pelo aplicativo PMSC Cidadão, informando os seguintes dados: nome completo, RG e CPF, nome da rua, número da casa e o bairro em que reside. Após consulta efetuada pela Polícia Militar, a pessoa é adicionada na rede mais próxima, caso o nome seja liberado.

Aplicativo PMSC Cidadão

Outra maneira da comunidade auxiliar nos serviços de segurança é o aplicativo PMSC Cidadão. Disponível para Smartphones com a plataforma Android e IOS, nele é possível acionar o 190, telefone para emergências da Polícia Militar, além de possuir a ferramenta Botão do Pânico, para violência doméstica.

“Ele surge para agregar e ajudar o atendimento dos militares. Ao acionar a Polícia Militar é possível enviar áudio, fotos e vídeos da situação emergencial em que o cidadão se encontra”, ressaltou o comandante da 3ª companhia, capitão PM Daniel Comerlatto.