Morre paciente internado na UTI do São Donato em Içara

177

Morador de Criciúma tinha 65 anos e há três semanas ocupava o leito do hospital

Criciúma, Içara e Estado

Foi confirmada na tarde de ontem (18) a décima primeira morte por coronavírus do município de Criciúma. O homem, de 65 anos, estava internado no Hospital São Donato, em Içara, desde o dia 27 de maio, quando já recebera encaminhamento para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta do agravamento dos sintomas.

Esta é a segunda morte na semana pela Covid-19 registrada na cidade, e a primeira ocorrida fora do município. Até então, o paciente era divulgado como sendo morador do município de Balneário Rincão, mas a morte foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica de Criciúma.

Dos 11 óbitos de criciumenses por Covid-19, nove foram homens e duas mulheres. Todos se encontravam na faixa dos 60 anos ou mais. Foram quatro mortes em abril, cinco em maio e junho já tem dois registros.

Em Içara

Agora o Hospital São Donato segue com três leitos ocupados para tratamento ou suspeita da doença, sendo todos na clínica. Dois são moradores de Içara, com 85 e 87 anos de idade. O terceiro paciente trata-se de uma mulher, de 88 anos, residente de Criciúma. Eles apresentam sintomas da Covid-19 e aguardam os resultados dos exames.

Pelo boletim da Içara, no município há 45 casos confirmados, com 30 curados, 15 em tratamento domiciliar e nenhum em tratamento hospitalar ou na UTI. Há ainda 55 casos suspeitos e 135 pessoas estão sendo monitoradas.

Estado com 222 mortes

O governo do Estado confirmou ontem 222 óbitos desde o início da pandemia e uma taxa de letalidade de 1,43%. Hoje são 15.573 casos confirmados de Covid-19, dos quais 13.029 já estão recuperados e 2.322 permanecem em acompanhamento.

Os óbitos mais recentes, não incluído o de Criciúma, são de três homens, de Guabiruba (77 anos), Irani (71) e Brusque (61), e três mulheres, duas de Itajaí (66 e 79 anos) e uma de Xanxerê (77). A mulher de 66 anos de Itajaí e os homens de Irani e Brusque não tinham registro de comorbidades, mas todos integravam grupo de risco em razão da idade.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 62,9%. Isso significa que, dos 1.316 leitos existentes no estado, 488 estão vagos e 828 estão ocupados, sendo 194 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.