Otimismo para os próximos meses

A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus não permite neste momento um cenário muito promissor, mas em Içara as ações programadas para o segundo semestre parece que vão aos poucos rompendo essa realidade e permitindo que a cidade seja, outra vez, um ponto fora da curva na região. Ontem, durante entrevista que me concedeu no Microfone Aberto da Massa FM, o prefeito Murialdo Gastaldon indicou um segundo semestre mais virtuoso para a cidade. Murialdo foi ao estúdio para falar da obra da Rodovia dos Trilhos. A nova ligação de Içara com a 101 deve gerar um novo eixo de desenvolvimento. A perspectiva de que ela comece a sair do papel já no primeiro semestre é um dos pontos positivos para a cidade neste segundo semestre. “Ela é importante demais para a cidade. É uma obra de grande impacto. Quem vai inaugurar não importa, o que importa é que a cidade ganha”, argumenta Murialdo. Em termo de obras, o segundo semestre reserva ainda a conclusão da revitalização da área central e a inauguração do novo Paço Municipal. “Teremos também a inauguração do Combo e do Carrefour que vão injetar pelo menos 400 novos empregos diretos e movimentar a economia da cidade”, reforçou Gastaldon. A avaliação é praticamente a mesma feita pelo secretário de desenvolvimento econômico Paulo Brígido. A cidade pode até não crescer em comparação com o ano passado, mas deve igualar, dado que já será suficiente para muita comemoração.

Quase lá

Há três anos a Cermoful recebeu vários jornalistas para apresentar suas metas, principalmente com relação as finanças, já que tanto se falava em dívidas. Na época, de forma transparente, foi nos apresentada a real situação e um plano do conselho de administração, liderado pelo presidente Ricardo Bittencourt (Vitamina) para recuperar as contas e oferecer benefícios ao associado. As metas que pareciam ousadas foram cumpridas à risca pela diretoria e a Cooperativa se tornou numa das mais importantes e bem geridas do setor.

Pedido feito

Vereador Geraldo Baldissera disse ontem, durante entrevista a Massa FM, que foi feito pedido na Câmara de Vereadores para que o Plano Diretor volte a pauta e seja votado o mais breve possível. Há ainda pontos a serem analisados, os parlamentares pedem a contratação de uma empresa para servir de suporte nas tomadas de decisão. A verdade é que o plano se arrasta na Câmara faz tempo e precisa de uma solução. É ferramenta fundamental para o desenvolvimento da cidade.

Caiu a taxa

A Selic foi reduzida mais uma vez. A decisão já era esperada. Medida do governo tem como objetivo incentivar o consumo e tentar movimentar a economia. Com a taxa caindo investimentos no mercado financeiro, principalmente aqueles mais tradicionais, deixam de ser atrativos. A poupança, por exemplo, vai render menos que a inflação. Por aqui a aposta é que a redução da selic vai impulsionar o setor de imóveis, em especial o de venda de terrenos.

Com o leão

Quem ainda não fez a declaração de imposto de renda tem mais 12 dias para acertar as contas com o leão. Prazo este ano foi prorrogado. Tradicionalmente a data final para a entrega do Imposto de Renda é o dia 30 de abril, mas por conta da pandemia o limite foi para 30 de junho. Quem entrega antes, entra antes na fila de restituições.

Dinheiro extra

Liberação de 30% do 13º dos trabalhadores do serviço público de Içara vai injetar quase dois milhões na economia da cidade. Dinheiro deve ajudar a movimentar o comércio e permitir que o município tome um fôlego nesse período de crise.

Aprovada

Câmara aprovou a medida provisória que permite a antecipação de férias e permite adiar os depósitos de FGTS dos trabalhadores enquanto durar a calamidade pública por conta da pandemia. O texto vai agora para a análise do Senado.

De novo

São Donato voltou a pedir apoio do Estado para a manutenção da maternidade da instituição. Fez também uma série de outros pedidos. A verdade é que o São Donato faz muito pela saúde da região, tem apoio do município, mas recebe quase nada do Estado.