Mel é grande aliado para melhorar a saúde

139

Produto das abelhas aumenta imunidade e assim torna o organismo mais resistente aos processos infecciosos

Da Redação

A composição química do mel faz desse produto das abelhas um grande aliado para aumentar imunidade e assim tornar o organismo mais resistente aos processos infecciosos, como as gripes, resfriados e dores de garganta. Dentre as substâncias estão vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos, considerados compostos bioativos, ou seja, que trazem benefícios à saúde dos consumidores.

Segundo o presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (Faasc), extensionista da Epagri Ivanir Cella, as abelhas de Santa Catarina podem produzir mais de 100 tipos de méis silvestres com cor, aroma, sabor e consistência diferentes, devido à diversidade de plantas e tipos de solo.

Benefícios de cada tipo de mel

Mel silvestre – Responde pela maior parte do mel produzido em Santa Catarina. É multifloral, ou seja, é produzido pelas abelhas a partir do néctar coletado em uma grande variedade de plantas. Esse mel é considerado de excelente qualidade e seu sabor, aroma e consistência variam de acordo com as floradas predominantes na época em que é produzido. A coloração mais escura indica maior concentração de sais minerais, enquanto os méis mais claros normalmente são mais suaves. Dentre os compostos bioativos destacam-se os ácidos gálicos e cinâmico e a quercetina, que contém propriedade antioxidantes.

Mel de eucalipto – Produzido de março a maio no Sul do estado, região onde a concentração dessa planta é maior, apresenta coloração âmbar e sabor mais forte. Nesse tipo de mel predominam os seguintes compostos ativos: quercetina e ácidos gálico e p-cumárico, que possuem propriedades antioxidantes e bacteriostáticas, ou seja, tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos micro-organismos como as bactérias. “É uma boa pedida para quem precisa de um expectorante”, destaca Cella.

Mel de uva-japão – Produzido principalmente no Oeste do estado nos meses de novembro e dezembro, época de floração dessa planta, tem cor clara e sabor extremamente suave. Cella explica que um peculiaridade deste tipo de mel é o fato de dificilmente cristalizar quando armazenado em temperatura ambiente. O mel de uva-japão é rico em ácido p-cumárico, que contém propriedades antioxidantes, antitumorais, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Melato – O melato não é produzido a partir do néctar das flores e sim a partir de exsudatos da bracatinga, misturados a enzimas produzidas por cochonilhas, que são pequenos insetos que atacam o tronco dessa planta. Ele é produzido no Planalto Catarinense entre os meses de março a maio dos anos pares, devido ao ciclo da cochonilha. É um mel único, de coloração escura, bastante apreciado e valorizado no exterior. O mel de melato da bracatinga possui quercetina e os ácidos benzoico, cafeico, clorogênico, ferúlico e salicílico, compostos que dão ao produto propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antitrombóticas.

O mel é um produto sensível e suas características podem ser alteradas se não houver os cuidados necessários na colheita, extração e processamento do mel, assim como, condições ideais de temperatura e umidade no armazenamento. Segundo a extensionista social e nutricionista Eloísa Rovaris Pinheiro, ao comprar mel, deve-se sempre observar a procedência, verificando se é inspecionado, identificado pelos selos referentes ao órgão de inspeção sanitária que é registrado, podendo ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). “A inspeção define e controla os padrões de qualidade do produto, assegurando sua pureza e as boas práticas tanto apícolas e como de processamento”, diz ela.

Uma receita com mel: coxinhas da asa de frango com mel e mostarda

Ingredientes:

  • 1 kg de coxinhas da asa
  • 5 colheres de sopa de mostarda
  • 3 colheres de sopa de mel
  • Suco de ½ limão
  • Manteiga para untar
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere as coxinhas da asa de frango com sal e pimenta a gostoe reserve por 30 minutos para incorporar o tempero. Em uma forma forrada de papel-alumínio, unte com manteiga e acomode as coxinhas. Leve para assar em forno pré-aaquecido a 200 °C por 15 minutos. Prepare um molho misturando o mel, o limão e a mostarda e após 15 minutos que o frango estiver assando, retire do forno, vire as coxinhas e pincele com o molho. Leve ao forno novamente a 200° C por mais 15 minutos. Retire do forno, vire as coxinhas e pincele com o restante do molho. Leve pela última vez ao forno até dourar. O tempo aproximado para assar é de 45 minutos.