Uma lago em Içara

O vereador Alex Michels deve protocolar no decorrer da próxima semana um pedido para que o Governo de Içara analise a viabilidade da construção de um lago artificial na região do bairro Esperança. A intenção é transformar um local, que no passado foi utilizado para retirada de argila, em uma reserva para o abastecimento da cidade. “A água pode vir da Mina 101. Todos os dias milhões de litros são colocados no Rio e acabam indo para o mar. A ideia é levar essa água para esse lago artificial e transformar essa região. Primeiro vamos ter uma fonte de água no município. Além disso também podemos explorar aquela região para o turismo”, explica.

Turismo

Michels lembra que aquela região também tem uma área de mata nativa preservada e que pode ser melhor aproveitada. “Além de preservar aquela região podemos atrair investidores. Usar o lago para o lazer, para competições e usar essa mata para turismo de aventura. Podemos transformar aquela região e gerar emprego e renda com um setor que está em franco desenvolvimento. Além disso podemos criar uma nova opção de turismo além do religioso”, projeta.

Não deve mudar

A previsão e a promessa de mudança no calendário eleitoral deste ano por conta da pandemia está cada vez mais improvável. Com o Centrão mudando de ideia, as chances do Congresso aprovar qualquer alteração na data está cada vez menor. Assunto deve voltar à pauta esta semana. Vamos aguardar, mas a tendência é que o pleito ocorra mesmo no dia quatro de outubro. Diante disso fica cada vez mais evidente que a eleição deste ano será a mais diferente de todos os tempos. Não haverá possibilidade de grandes encontros. Será uma eleição estratégica, com uso das ferramentas tecnológicas para chegar ao eleitor. Também será uma eleição onde o eleitor terá que cobrar bons projetos, ideias inovadoras e ações que possam fazer as cidades reagirem nesse cenário pós crise.

O genro do Sílvio

Presidente Jair Bosonaro anunciou na noite de quarta-feira que decidiu recriar o Ministério da Comunicação. O cargo vai para o deputado Fábio Faria, 42 anos, casado com Patricia Abravanel, filha do Silvio Santos. Decreto já está publicado no Diário Oficial da União.

Avaliação positiva

Os ônibus voltaram a circular na última segunda-feira em toda a região. Em princípio tudo tranquilo, sem problemas e com a colaboração da população. Primeiro dia foi de movimentação fraca, mas gradativamente o cenário foi melhorando. Expectativa é que na próxima semana o fluxo siga crescendo. “O movimento ainda foi baixo, mas a partir da próxima semana acredito que vamos observar um fluxo crescente em todo o sistema”, aposta Everton Trento, presidente da ACTU.

Bom movimento

Ainda não dá para avaliar profundamente como foi o Dia dos Namorados para os comerciantes da região. A verdade, no entanto, é que o movimento foi positivo. Muitas lojas estiveram movimentadas desde o último fim de semana, quando tivemos horário estendido. Ninguém vai se iludir querendo falar em crescimento na comparação com o ano passado. A meta é chegar perto do que foi vendido em 2019. Se isso ocorrer, vai ter festa entre os lojistas”.

Notificada

Assembleia Legislativa recebeu notificação da Procuradoria Geral do Estado informando que a convocação para o governador prestar depoimento na CPI é ilegal. Documento protocolado na Alesc informa, no entanto, que Carlos Moisés está à disposição para, por escrito, encaminhar todas as explicações necessárias.

Dinheiro extra

Caixa vai liberar R$ 1.045 do FGTS para todos na segunda, mas apenas em aplicativo. O dinheiro só estará disponível para saques e transferências para outros bancos 30 dias depois, ou seja, a partir de 15 de julho, e de forma escalonada pelo mês de aniversário. Se o trabalhador tiver duas contas vai poder efetuar o saque das duas desde que tenha saldo. Grana vai movimentar a economia em todo o pais e é mais uma maneira encontrada pelo governo para tentar amenizar a crise.

Auxílio extra

Falando em dinheiro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a manutenção do auxílio emergencial em 600 reais obrigará a redução do salário de todos os servidores federais.