Parceria entre Secretaria de Educação e Conselho Tutelar visa ações com estudantes

Içara

Os estudantes da rede municipal de ensino de Içara seguem com aulas não presenciais desde o dia 20 de abril. Durante esse tempo, atividades foram disponibilizadas, tanto virtualmente, quanto entregues impressas aos alunos sem internet. A Secretaria de Educação observou que há casos de que os alunos não estão cumprindo as tarefas, por isso, estabeleceu uma parceria com o Conselho Tutelar para realizar a busca ativa.

Um formulário foi desenvolvido para que as escolas informem dados sobre alunos que não estão cumprindo as atividades em casa. “A educação teve de se reinventar neste momento de pandemia e seguimos com o propósito de motivar, incentivar e comprometer o aluno na realização de atividades e ficamos preocupados com aqueles que não estão cumprindo”, destacou a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni.

O formulário de diagnóstico que será utilizado pelas unidades escolares da rede municipal de Içara, nas situações em que o estudante não apresentar as atividades propostas (virtual ou impressa), no Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais, está regulamentado pelo Decreto Municipal n° 056/2020 de 14/04/2020, cujo regramento é de responsabilidade de cada Sistema de Ensino.

Na quarta-feira (9), a representante do Conselho Tutelar de Içara, Juliana Bombazar, esteve presente em uma reunião pelo Google Meet com os diretores das escolas para passar mais informações sobre o formulário. “Entendemos que essa parceria é de suma importância, pois vem a resguardar e garantir os direitos da criança e do adolescente”, destacou Juliana.

Após o preenchimento do formulário por parte da Unidade Escolar, o mesmo será encaminhado ao Conselho Tutelar, em que os mesmos farão contato com a família da criança. Caso não obtenha sucesso, o conselho encaminhará o caso ao Ministério Público para que se tenha conhecimento da situação.

As aulas em Içara seguem acontecendo via Plataformas Digitais com data estipulada até o dia 31 de julho.