Após três meses, 11 dos 20 clubes da Série A já retomaram os treinos

35

Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, pela situação crítica do Estado de São Paulo, ainda não voltaram

São Paulo

Praticamente três meses depois da paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus, as federações estaduais ensaiam um retorno de seus campeonatos entre o final deste mês e o início de agosto, com protocolos de saúde sendo apresentados aos governos.

Embora exista a sinalização da volta dos Estaduais, nenhuma federação marcou uma data específica para a retomada. Dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, 11 deles já iniciaram os seus treinamentos.

Internacional, Grêmio, Athletico-PR e Coritiba ainda no final de maio, devido ao menor número de casos e óbitos por Covid-19 na região Sul, assim como o Flamengo, que se antecipou até a liberação das autoridades do Rio de Janeiro para reiniciar as suas atividades.

No Nordeste, Ceará e Fortaleza foram os pioneiros, voltando no início de junho, com o time alvinegro no dia 1.º e a equipe tricolor no dia seguinte. Nove clubes ainda não retornaram aos treinamentos, como os quatro grandes de São Paulo – Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos -, pela situação crítica do Estado de São Paulo quanto aos casos.

A dupla do Rio Grande do Sul foi a primeira a trabalhar em seus CTs. Grêmio e Internacional aproveitaram decreto da prefeitura de Porto Alegre e reiniciaram os treinos na primeira semana de maio. Jogadores e funcionários precisaram passar protocolos de saúde que incluem o teste para a covid-19 e regras de distanciamento.

Outro que se beneficiou de uma decisão municipal para voltar aos treinos foi o Atlético-MG. No caso do clube mineiro, a autorização veio da prefeitura de Vespasiano, município localizado na região metropolitana de Belo Horizonte e onde fica localizada a Cidade do Galo, o CT alvinegro.

No Rio de Janeiro, a atitude do Flamengo foi alvo de críticas de outras equipes como Fluminense e Botafogo, que entendem que o momento ainda não é propício para a retomada do esporte. Apesar de ser favorável ao retorno das competições, o Vasco também tem as atividades paralisadas e diz que só voltará a treinar no CT após liberação das autoridades, o que deverá acontecer nesta segunda-feira.

Voltaram aos treinos Athletico-PR (27 de maio), Atlético-GO (26 de maio), Atlético-MG (19 de maio), Ceará (1.º de junho), Coritiba (25 de maio), Flamengo (18 de maio), Fortaleza (2 de junho), Goiás (5 de junho), Grêmio (5 de maio), Internacional (5 de maio), Red Bull Bragantino (2 de junho).