Esclarecimentos sobre atendimentos odontológicos, considerando o cenário emergencial em saúde pública decorrente do coronavírus

Içara

A Secretaria de Saúde de Içara, por meio da coordenação de Saúde Bucal, traz esclarecimentos sobre atendimentos odontológicos, considerando o cenário emergencial em saúde pública decorrente do coronavírus. As recomendações visam realizar os atendimentos, trazendo melhorias na saúde para população.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal, Luciane Manenti, a ocorrência de mudanças epidemiológicas importantes afetam todas as pessoas. “Há uma mudança para profissionais e população, e recomenda-se a priorização de medidas preventivas através de cuidados básicos com a saúde bucal feitos em casa através da escovação e higiene bucal, impactando assim na diminuição de agravos causados pelo acumulo de biofilme”, destacou.

Nos atendimentos durante este período, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários continuam sendo realizados, como antes da pandemia. Atendimentos com intervalos entre consultas também são realizadas limpezas, visando qualquer contaminação.

Em relação ao tipo de máscara utilizada, a maioria dos casos de atendimento odontológico, o uso da máscara cirúrgica contempla a proteção individual. O uso da máscara N95 está indicado apenas para os casos de atendimento a usuários com sintomas de infecção respiratória.

Os usuários que precisarem dos serviços odontológicos devem, de preferência, entrar em contato telefônico com unidade de saúde de referência, antes de se deslocar aos serviços de saúde, para que seja agendado seu atendimento que é feito para o mesmo dia, evitando assim contato com outros usuários na unidade de saúde.