Cidade se despede da moradora que teve um legado participativo na comunidade içarense

Içara

Uma das moradoras mais idosas e de grande participação na história de Içara morreu na manhã de ontem (2). Maria Rizzieri De Luca estava com 99 anos e sofreu uma parada cardiorrespiratória. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém não teve chances de reversão do quadro.

Mulher forte e dedicada, ela deixa um legado na cidade. Em 1936, com 15 anos de idade, ela se mudou para a área central de Içara, na época ainda um distrito. Foi professora na comunidade São Rafael, no Grupo Escolar Antônio João, participou da fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, esteve presente na primeira festa de São Donato realizada em 1950, entre demais êxitos.

Maria é mãe de sete filhos, Derlei, Dolores, Diva, Darci, Silvia, João Paulo e Júlio, alguns dos quais também desenvolveram e seguem prestando serviços no município. O velório ocorreu durante o dia e o sepultamento no fim da tarde de ontem, no Cemitério Bom Pastor, no bairro Primeiro de Maio.

“Eu não tenho idade. Tenho vida, um dom precioso de Deus. Viver é um dom divino. Viver bem é uma arte. Não sinto solidão. Leio até altas horas, faço bordados, palavras cruzadas, minhas orações diárias, passeio quando posso e deixo de lado problemas e preocupações”, disse ela em entrevista para o Canal Içara, no ano de 2016.