Prefeitos discutiram ações coletivas na região e decidiram por manter centralizadas na universidade as pesquisas estratégicas

Criciúma

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) aprovaram, por unanimidade, a contratação da Unesc para o desenvolvimento do plano regional para a retomada econômica no período do pós pandemia da Covid-19. Os professores da universidade apresentaram a proposta durante a reunião na sexta-feira (29) na sede da entidade.

Os prefeitos discutiram ações coletivas na região. “As cidades crescem, crescem, mas crescem para onde? De que jeito? Se planejar, pode-se crescer mais e com mais qualidade. O interessante é que o avião está subindo, e queremos que todo mundo esteja dentro do avião. Não adianta se uma parte esteja vendo o avião decolar e não aproveita a ascensão do desenvolvimento”, disse o de prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.

O presidente da Amrec e prefeito de Treviso, Jaimir Comin, comentou a preocupação com a preservação de empregos. “É importante que a universidade, que é da nossa região, e que também está preocupada com essa retomada, esteja conosco neste momento. Precisamos de um plano para que possamos proteger os empregos e a economia da região”, disse Comin.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, professora doutora Gisele Coelho Lopes, definiu a proposta como um plano que coloque a região carbonífera como vanguarda no Sul de Santa Catarina. O projeto, na verdade, é uma continuidade do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, composto pelos professores e pesquisadores da universidade, onde já está sendo elaborado um plano, que tem por objetivo estabelecer indicadores e metas para contribuir com o desenvolvimento social, econômico e ambiental, envolvendo diferentes atores dos 12 municípios que compõem a região.

Estruturado em sete grandes fases, o Plano também faz uma reflexão sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Serão 950 horas de trabalho executadas em 14 semanas não consecutivas por uma equipe de doutores e técnicos.

Participaram pela Unesc a reitora Luciane Bisognin Ceretta, aprofessora doutora Melissa Watanabe, o professor doutorando Thiago Fabris, a professora doutora Bianca Bez Batti Dias, e o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira.