Visita positiva na Casa de Saúde do Rio Maina

51

Câmara de Infraestrutura do Observatório Social de Criciúma visitou e aprovou obras no local

Criciúma

Com o propósito de acompanhar e avaliar as condições de execução das obras públicas, o Observatório Social de Criciúma, por meio de sua Câmara de Infraestrutura, realiza visitas periódicas nas obras consideradas de grande importância ao município e toda sociedade. Esse foi o objetivo da visita para acompanhar a execução dos serviços necessários de reforma em “caráter emergencial” da antiga Casa de Saúde Rio Maina, para funcionamento do Centro de Tratamento de Pessoas com Covid-19.

Os voluntários da Câmara de Infraestrutura analisaram a qualidade dos serviços executados e as reais condições da obra, para um maior controle e transparência do andamento das obras públicas e do modo que o dinheiro está sendo investido. “Após realizar a primeira visita à Casa de Saúde no Rio Maina com a finalidade de verificar o andamento da reforma e os trabalhos ali executados, a equipe do Observatório Social de Criciúma pôde constatar que os trabalhos estavam com andamento avançado e sendo realizados com boa qualidade”, conta o representante da Câmara de Infraestrutura do Observatório Social de Criciúma, Mauro Losso.

Como a obra se trata de uma reforma sem aumento de metragem quadrada, não foi preciso fazer um novo projeto para aprovação de bombeiros, mesmo assim, a equipe do OS sugeriu a prefeitura que deveria ser completado com saídas de emergência, detectores de fumaça, sprinklers e rede de hidrantes. “É importante ressaltar que por se tratar de uma reforma emergencial para os casos de lotação nos hospitais do município de Criciúma nesse momento de pandemia, foram recebidas algumas doações, como as telhas, revestimentos cerâmicos e camas hospitalares”, explica Losso.

Alguns pontos de infiltração foram constatados na parte finalizada da obra. O problema foi repassado e deverá ser corrigido pela empresa contratada. Sendo assim, o Observatório Social de Criciúma agendou uma nova visita à obra de reforma a Casa de Saúde no Rio Maina, nesta terça-feira (26), para averiguar a qualidade dos trabalhos.

Valores investidos

Com a reforma o espaço contará com 172 leitos e teve um valor contratado de R$ 1.258.629,20. Mesmo assim, valores complementares de bens que não constavam no contrato inicial, foram adicionados à obra. Todos os valores apresentados, mostram um valor total final de R$ 1.793.412,90.

Os relatórios de acompanhamento de obras públicas trazem os principais resultados obtidos das visitas realizadas, por meio de relatos e fotografias do que foi observado no local de execução da obra visitada. A divulgação dos relatórios aos interessados e à sociedade criciumense em geral contribui para o controle social e da implementação de ações de correção e melhoria das anomalias encontradas.