Segundo o presidente da Fecam, Saulo Sperotto, governador repassará orientação nesta sexta-feira

Florianópolis

Segundo o presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Saulo Sperotto, cada prefeito vai decidir a retomada do transporte coletivo na sua cidade. A definição foi decidida em reunião na terça-feira, mas será repassada pelo governador Carlos Moisés ao prefeitos catarinenses amanhã (22).

“O governador vai nos repassar, na sexta-feira, o resultado de um estudo que o Estado está fazendo, e nos municiando com essas informações liberará cada prefeito para tomar a sua decisão, conforme a realidade de cada município”, antecipou Sperotto em entrevista ao jornalista Denis Luciano, da Rádio Som Maior FM, ontem no início da noite.

Ferramenta de análise

O governador se comprometeu a apresentar aos prefeitos uma ferramenta que analisa a situação da pandemia de maneira regionalizada, o que ajudará na tomada e compartilhamento de decisões dos entes públicos.

“Vamos mostrar essa ferramenta de controle epidemiológico com os dados que serão transferidos de maneira muito transparente para os municípios, para que eles possam olhar a situação nas suas regiões. Nada melhor que a Fecam para estar conosco nessa batalha de enfrentamento à pandemia. É preciso unir as forças e, com as ferramentas que o Governo disponibiliza, a tomada de decisões pode ser a mais cirúrgica possível”, afirmou Moisés.

Durante a reunião, a Fecam ainda apresentou ao governador a proposta de criação de um grupo de trabalho para debater o retorno das aulas, com a criação de um protocolo. Segundo os dirigentes municipais, não se trata de um pedido de volta imediata, mas para que todos estejam preparados quando ocorrer o retorno.

A Fecam apresentou ainda a proposta de aplicação de R$ 35 milhões referentes à suspensão de uma dívida do BNDES na rede hospitalar. O governador irá analisar o pedido. Também participaram do encontro o chefe da Casa Civil, Amândio João da Silva Júnior, o diretor-executivo da Fecam, Rui Braun, e a assessora jurídica da federação, Juliana Plácido.