PL se organiza

Diretório do PL de Içara teve reunião na noite de ontem. Na pauta a eleição deste ano e a organização do partido para a disputa do pleito. Terminei a coluna antes do início da reunião, mas conversei com o vereador Toninho de Mello. O ex-secretário de educação é o pré-candidato do partido ao executivo içarense. Segundo Toninho, o partido ainda vai avaliar qual o momento ideal para lançar a chapa. “Ou se vamos aguardar para compor com outro partido. Hoje já temos um acordo encaminhado com o PDT e continuamos conversando com outras siglas”, explica. Toninho também destacou que uma das preocupações do partido neste momento é reforçar o time para a disputa de uma vaga no legislativo. “Estamos reforçando o trabalho neste sentido porque esse ano não há coligações proporcionais”.

Estelionato eleitoral

Cabo eleitoral de primeira hora do então comandante Moisés, o deputado Jessé Lopes não esconde a decepção com o atual governador de Santa Catarina. “É o maior caso de estelionato eleitoral da história de Santa Catarina. Trouxe ele para a nossa região, trabalhei, pedi votos e logo que se elegeu ele começou a mudar. Se afastou dos princípios ligados ao Bolsonaro e o que o garantiram como governador de Santa Catarina”, disparou Jessé, durante entrevista à Massa FM. Segundo Jessé a decepção com o governador é antiga, mas ganhou força nos últimos meses. “Vem das críticas que ele fez ao Bolsonaro na Folha de São Paulo, taxação dos agrotóxicos e agora mais recentemente essa situação do hospital de campanha e dos respiradores. Estou sendo suspenso do partido por criticar o governador, e disso não me arrependo”.

Pode ser adiada

O Congresso Nacional está abrindo grupo para analisar o adiamento das eleições. Na prática, se mudar, não muda muita coisa. Vamos sim ter eleição neste ano e os mandatos não devem ser prorrogados. A ideia é protelar um pouco o processo para sair do meio da pandemia do novo coronavírus. Para que isso ocorra, no entanto, tem que mexer na Constituição. Ela diz que toda eleição deve ocorrer no primeiro domingo de outubro.

Adiado

O Enem será adiado. A decisão está tomada. Anúncio foi feito via nota pelo Ministério da Educação. Decisão também tem como base a pandemia de coronavírus.

No meio

Secretário Acélio Casagrande disse ontem durante entrevista à Massa FM que a pandemia, ao contrário do que apostam muitas pessoas, ainda está longe do fim. “Temos pelo menos mais uns 30, 45 dias de muito alerta. Então as pessoas precisam se cuidar, seguir as recomendações para que o cenário não piore e todas as ações feitas até aqui não sejam jogadas por terra”, ressalta.

Apertou

Município de Nova Veneza resolveu apertar as restrições para evitar o surgimento de novos casos de doença na cidade. Orientação e aplicação de multa, se necessário para quem desrespeitar o uso de máscaras pode ser multado em R$ 54 a R$ 2.180; barreira de orientação sanitária, além da proibição de ingestão de bebida alcoólica em espaços públicos.

Exemplo

Nesse quesito, por ora, Içara tem sido exemplo. Pessoas de fato tem tomado os cuidados necessários para o controle da Covid-19. Esse cuidado todo se reflete nos números, baixos pelo tamanho da cidade. Isso não quer dizer que haja motivo para relaxamento e comemorações. Negócio é fechar o cerco contra a transmissão para que esse caos passe logo.

Devagar

Vice-governadora já está toda empolgada com a possibilidade de assumir o Governo. Hoje não vejo clima para o impeachment de Carlos Moisés, mas a falta de relação dele com a Alesc o obrigará a sambar miudinho até o final do mandato.