Hospital içarense segue agora com apenas um leito ocupado para tratamento do vírus

Içara

Jeferson da Silva Zago teve uma nova vitória na sexta-feira (15). Após 27 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato, ele deixou o setor, mas continuará em isolamento, agora na clínica da fundação filantrópica de Içara, onde poderá ser acompanhado pela esposa. A mudança de leito ocorreu sob os acordes de violão de Harlan Mello, a voz de Cintia Magnus, ambos da Fundação Cultural de Içara, além do som ritmado por palmas da equipe do hospital no deslocamento entre os quartos.

Jeff, como é chamado pela família e os amigos, emocionou a todos pela força que demonstrou no enfrentamento da Covid-19. Ele está internado em Içara desde o dia 17 de abril, foi entubado e somente nesta semana voltou a respirar sem a ajuda de aparelhos, quando revelou-se uma pessoa muito bem-humorada. Ainda com um pouco de dificuldade na fala, mas alegre em meio as homenagens que recebeu, ele agradeceu aos profissionais inspirado pela canção: “É preciso saber viver, mas quem me fez viver foram todos vocês”.

A nova condição de Jeferson ocorreu um dia após completar 47 anos. O paciente natural de Jaguaruna, mas residente em Sangão, é a única internação por Covid-19 atualmente em atendimento no hospital de Içara. O leito até então utilizado na terapia intensiva será higienizado e ficará à disposição da regulação estadual para um novo paciente com suspeita ou diagnóstico de coronavírus.

Içara registra novo caso confirmado de coronavírus

O último boletim informativo, divulgado na sexta-feira (15), atualizou o número de casos confirmados do novo coronavírus em Içara para 23, um a mais que no dia anterior. A relação dos pacientes curados também sofreu alterações. Agora são 17 moradores recuperados da Covid-19 no município. Além disso, a cidade registra 14 suspeitas da doença e 75 pacientes monitorados.

Doze confirmados em Forquilhinha

Sexta-feira (15), o município de Forquilhinha chegou a 12 casos de pacientes com a Covid-19, sendo que três estão recuperados e nove permanecem em tratamento. Os casos recentes foram da mesma família do bairro Vila Franca. Três homens de 32, 10 e 3 anos e uma mulher de 35 anos de idade. “A família está bem, embora todos apresentem algum tipo de sintoma gripal. Os exames foram confirmados durante o atendimento no Centro de Triagem Coronavírus e eles vão permanecer em isolamento domiciliar”, conta a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica, Giseli Scandolara Bosa. Ainda segundo o boletim da Secretaria de Saúde na sexta-feira há 13 suspeitos e 30 descartados em Forquilhinha.

Estado confirma 4.562 casos

O Governo do Estado informou que há 4.562 pacientes com teste positivo para Covid-19. O número foi divulgado em entrevista coletiva na sexta-feira. Entre esses, há 2.516 pessoas que já se recuperaram e 1.967 em acompanhamento. O coronavírus causou 79 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,73%. O óbito mais recente é de um homem de 69 anos, morador de Joinville, que apresentava fatores de risco.