Até agora, todos os óbitos registrados no município foram de maiores de 60 anos

Criciúma

Depois de um mês sem óbitos pelo novo coronavírus no município, Criciúma confirmou ontem (14) a quinta morte em razão da pandemia. O novo caso trata-se de uma moradora de 60 anos. Ela teve o vírus confirmado ainda na quarta-feira (13), sendo transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) logo em seguida, mas não resistiu e veio a óbito no fim do dia.

A mulher morava no bairro Ana Maria e, segundo o Secretário de Saúde, Acélio Casagrande, estava internada no Hospital São José desde o dia 28 de abril, por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela seguiu com suspeita de Covid-19 e seu exame foi coletado no início da semana. Além das cinco mortes de criciumenses, mais três já foram confirmadas, desde o início da pandemia, de pacientes de outros municípios.

Todos os óbitos foram de idosos

Os cinco óbitos por Covid-19 registrados em Criciúma foram de idosos. Os outros quatro óbitos na cidade envolveram, na ordem das ocorrências, um paciente de 74 anos, uma de 79, um de 87 e outro de 70 anos. Dos cinco falecidos, foram três homens e duas mulheres.

Içara

De quarta-feira (13) para ontem (14), Içara manteve o número de casos confirmados estabilizado pela primeira vez na semana. São 22 pacientes com exame positivo para coronavírus na cidade. Dos seis moradores que ainda possuem a doença, quatro estão cumprindo tratamento domiciliar e dois em leitos hospitalares, sendo um destes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O município registra ainda um número de nove casos suspeitos e 61 pacientes monitorados.

Balneário Rincão

Número de casos estabilizados também em Balneário Rincão. A prefeitura do município apresentou em seu boletim epidemiológico de ontem (14) os mesmos dados de quarta-feira (13). São três casos confirmados na cidade, um já curado, e não há registro de moradores com suspeita da Covid-19 no momento.

Mais cinco mortes em SC

E, em Santa Catarina, até ontem foram 78 óbitos provocados pelo novo coronavírus. Os últimos cinco em apenas 24 horas. São 4.332 casos, 504 a mais que o registrado na quarta-feira, 13. “A taxa de letalidade é de 7,8%, o que é três a quatro vezes menor na média do Brasil”, informou o secretário estadual de Saúde André Ribeiro.

O índice de isolamento no estado, segundo o secretário, está na casa dos 40%. “Esse número precisaria estar em 70%. Apesar de todo o empenho, em algum momento relaxamos quando não deveríamos ter relaxado e mostra uma evolução indesejável da doença”, pontua.