O transporte

A falta do transporte coletivo ao seu funcionamento segue sem definição. Nesta quinta-feira, uma reunião realizada na capital do Estado terminou sem solução. O principal entrave está sobre o transporte municipal. Segundo o secretário de infraestrutura, há três itens que precisam ser esclarecidos. “É preciso estabelecer como será feita a desinfecção dos coletivos ao final de cada rota. Também precisamos estabelecer o limite de passageiros e buscar uma maneira de diluir o chamado horário de pico para evitar aglomerações”, argumenta Thiago Vieira. Logo que esse plano estiver montado, o governador Carlos Moisés vai avaliar a proposta e vai definir quando e como o transporte volta. A expectativa é que este cenário se defina até o fim desta semana. Hoje pela manhã os trabalhadores fizeram um protesto pela retomada das atividades.

Chame o Clésio

Se o governador está precisando estabelecer regras para a volta do transporte, pode chamar o Clésio. Faz mais de 30 dias que o prefeito de Criciúma fez publicar decreto que estabeleceu regras sanitárias para a volta das atividades.

A crise

Receita de Içara em abril caiu mais de 1,3 milhão de reais em comparação com o mesmo período do ano passado. “Isso sem levar a inflação em consideração. Ontem o Ministério da Economia divulgou seus dados e eles são preocupantes. Precisamos compreender que essa queda de riqueza significa mais miséria para todos. Temos que nos preparar para enfrentar essa dificuldade”, explica o prefeito Murialdo Gastaldon.

Crise 2

Dados do Ministério da Economia mostram que o Brasil perde 20 bilhões de reais a cada semana de isolamento. Cenário projetado é de falências e desemprego no 2º semestre. É a maior queda do PIB desde 1901, quando o crescimento começou a ser medido. Técnicos admitem que o cenário vai piorar se o isolamento se estender além de maio.

As aulas

Secretário de Estado da Educação, Natalino Ugioni, disse aos deputados que a retomada as aulas pode ser definida até sexta-feira. “Vamos analisar a situação e definir se vamos retornar em 10, 15 dias ou se o período de paralisação será maior”, explicou Ugioni. Para o deputado João Amin a indefinição está provocando demissões na rede privada e pode, lá na frente, provocar uma superlotação na rede privada. “Essa indefinição de retorno é extremamente negativa”.

Reforçando

PSDB de Içara espera filiar nos próximos dias pelo menos 200 novas lideranças. De acordo com as informações de bastidores a grande maioria é de liderança comunitária, gente que já tem atuação. Muitos são ligados aos vereadores Valdelir Da Rolt e Márcio Dalmolin. Se a leitura se confirmar o PSD é a sigla de onde sairá a grande maioria.

Seguindo

Se tudo der certo até o final de junho as obras de revitalização da área central de Içara devem ser concluídas. A promessa é de que a obra vai dar um novo visual para o centro e melhorar a qualidade de vida da população além de garantir um novo impulso para o comércio.

Com os empresários

Presidente Jair Bolsonaro fez reunião com a classe empresarial de São Paulo reunida em torno da Fiesp. Na pauta a necessidade de retomada das atividades para evitar o colapso da economia e do Estado Brasileiro.