A pressão em Moisés

As próximas semanas devem ser decisivas para o Governo de Carlos Moisés, que começou a semana balançando em uma corda bamba de três pedidos de impeachment e uma CPI. Se o governador cairá ou não, o tempo dirá. No entanto, não há como negar que o jogo está contra ele. Moisés deixou evidente sua dificuldade em conversar, em dialogar. Isolou a Alesc, perdeu apoio de quase 100% dos deputados. Sua relação com o parlamento foi tão ruim que o seu ex-líder de governo é hoje autor de um dos pedidos de impedimento. Além de centralizar, Moisés também terceirizou decisões e as colando a cargo de seu super secretário da Casa Civil, que em meio às denúncias acabou saindo. O novo titular da pasta já mostrou mais habilidade e talvez seja o coringa que o governador precisava para virar o jogo.

Ônibus

Terminei a coluna antes da conclusão da coletiva do governador. De todo modo, acredito que ele deva liberar a volta do transporte já na segunda-feira. Santa Catarina é um dos poucos estados do Brasil onde o serviço, que é essencial, acabou suspenso. A Alesc já aprovou projeto neste sentido, incluindo o transporte como atividade essencial. A Assembleia vem fazendo pressão, os empresários estão no mesmo caminho e os trabalhadores também. Então vai voltar.

Mudanças

Prefeito Murialdo Gastaldon confirmou ontem três mudanças no governo. Uma delas é a volta de Caroline Callegari para o Procon. Ela estava interinamente na função de Secretária de Assistência Social e vai voltar para a função que a destacou nos últimos anos. A outra mexida é justamente no Social. Com a saída de Carol, quem assume a função é a assistente social Lúcia Zanolli Pizzetti, que estava respondendo pela coordenação do Creas. Ela já foi interina e agora será efetivada. A outra mudança é a agricultura, onde Ivan isoppo passa a responder pela pasta.

Vão conversar

Deve sair ainda esta semana a primeira conversa entre Sandro Serafim e Arnaldinho Lodetti. Será a primeira conversa dos dois depois do resultado das prévias do MDB, que foram vencidas por Lodetti. Serafim passou os últimos dias digerindo a derrota, mas a aposta nos bastidores é de que ele cumpra o que declarou publicamente antes da votação. Em entrevista que me concedeu na Massa FM, ele afirmou textualmente que estaria ao lado de Arnaldo durante a campanha. Efetivamente ele não deve assumir um espaço na coordenação, mas pela importância que tem no cenário, é figura que vai estar ao lado do MDB no processo.

Foco no empresariado

Arnaldinho tem trabalhado nos últimos dias de maneira intensa na formação de seu plano de governo. Em breve, também pretende começar a ouvir os empresários da cidade. Quer entender o que eles pensam como prioridade para o município, quer extrair deles a contribuição para o desenvolvimento do município.

Também com os empresários

O vereador e pré-candidato a prefeito Alex Michels realizou na terça-feira (12) uma reunião online com ex-membros da Associação de Jovens Empreendedores de Içara (AJE Içara) para apresentar o projeto de “chapa pura”. A ideia foi reunir os integrantes da época em que era presidente e detalhar sobre o modelo participativo e técnico de governo. “Foi um momento de troca de opiniões e de explanação dessa proposta para a cidade, que merece e deve ser tratada com muita seriedade, unindo todos os setores da sociedade”, pontuou Michels.

Preocupação

Por falar em classe empresarial, muitos estão preocupados com a demora em uma solução para o plano diretor. O projeto está na casa há praticamente dois anos e não anda. Vereador Toninho de Mello, que presidente a comissão responsável pelo projeto, afirma que a dificuldade em contratar uma empresa para prestar consultoria tem atrasado o processo. Mas esse entrave precisa ser superado. A cidade precisa se organizar melhor para impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento. É responsabilidade do legislativo, que precisa destrinchar o problema.

Impressionante

A agilidade da obra do Atacadão do Carrefour. Grupo espera inaugurar no máximo no início do segundo semestre. O Combo também vai na mesma batida. Com isso são pelo menos 500 empregos diretos que serão gerados na cidade.

Apreendidos

A novela dos respiradores parece ser daquelas que tem capítulo novo garantido todo dia. Ontem, a Justiça de Santa Catarina autorizou a apreensão do primeiro lote com 50 respiradores que foi comprado pelo Governo do Estado junto a Veigamed do Rio de Janeiro. O lote com os equipamentos, que devem ser instalados para a criação de novos leitos de UTI para o combate da pandemia do novo coronavírus, chegou nesta madrugada no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A decisão também determina que um delegado supervisione a chegada dos equipamentos no estado e leve os respiradores para a sede da Deic em Florianópolis. A decisão de apreender os equipamentos foi tomada porque os respiradores que estão chegando ao Estado são diferentes daqueles especificados na dispensa de licitação.