Movimento positivo

Fim de semana foi de movimento intenso no comércio. Mesmo em tempos de pandemia, o Dia das Mães manteve a tradição de ser a segunda data mais importante para o comércio e movimentou as lojas. Os dados sobre o movimento ainda não foram fechados, mas o presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes, acredita que o movimento se aproximou do registrado no ano passado. “No começo do ano, o planejamento era outro, a meta era outra, mas agora diante do cenário vamos ter que nos contentar em bater os mesmos números de 2019”, ressalta. Segundo Fernandes, agora a CDL já trabalha de olho na venda do Dia dos Namoradores. “Vamos aproveitar toda data comemorativa para recuperar terreno”, ressalta. Na avaliação do presidente da CDL, o cenário de recuperação será acelerado logo que o transporte coletivo também for liberado.

Sem previsão

Apesar da vontade dos empresários de ver o transporte coletivo voltando à normalidade, a semana começa ainda sem a circulação dos ônibus em Criciúma. A tentativa do governo de Criciúma de criar uma lei específica para recolocar os ônibus em circulação não prosperou. Proposta nem chegou a ser votada depois que o Ministério Público alertou o governo sobre o decreto do Estado impedindo a circulação do transporte coletivo. Setor ainda não definiu que novas ações vão tomar para tentar recolocar os veículos em circulação. O cenário para o setor é terrível.

Campanha

União das Associações de Bairros de Criciúma lançou campanha em parceria com o Supermercado Moniari para arrecadar donativos para famílias carentes do município. Presidente da entidade, o vereador Edson Luiz do Nascimento disse que a situação de muitas famílias na periferia de Criciúma é crítica e que a solidariedade é fundamental para amenizar o sofrimento dos que mais precisam.

Moisés na Berlinda

Força Tarefa segue apurando o escândalo dos respiradores. Secretário Douglas Borga é mais um que pediu para sair. O governador, por enquanto, apenas diz que é a favor das investigações, mas de prático até agora não fez nada. Conselheiro do Tribunal de Contas Herneus de Nadal afirma que o TCE vai apurar todos os contratos feitos sem licitação. Agora qualquer compra acima de 176 mil reais vai ter que passar por consulta prévia ao TCE. Ontem a justiça retirou o sigilo da investigação e surgiu a informação de que o MP pediu de fato a prisão de Douglas Borba. Por ora, o MP afirma que Moisés não está envolvido.

CPI e impeachment

Além de todo o desgaste provocado pela movimentação da polícia no fim de semana, o governador terá ainda que enfrentar um pedido de impeachment e uma CPI na Alesc. Clima é tenso e tem um ingrediente extra. Moisés vem sendo duramente criticado pela vice governadora Daniela Reiner.

Uma extinta e duas novas

CPI da Afasc que vinha transcorrendo na Câmara de Vereadores de Criciúma foi extinta depois de um parecer do setor jurídico da Câmara. Em contrapartida duas serão criadas. Uma delas vai apurar o repasse financeiro feito pela Prefeitura para a Afasc. A outra vai apurar o contrato dos motoristas de ambulância.