Além dos campeonatos profissional e amador, estabelecimentos esportivos permanecem fechados desde o dia 19 de março

Criciúma

O isolamento social determinado pelo governador de Santa Catarina Carlos Moisés ainda vige para os campeonatos profissional e amador e ainda estabelecimentos esportivos como ginásios e quadras poliesportivas, e isto desde o dia 19 de março. Alguns serviços até voltaram às atividades, como academias. Entretanto, o futebol e a bola seguem parados.

O proprietário da Placar Society, Gustavo Gomes Sarturi, que atua no ramo há mais de cinco anos, amarga prejuízos com a decisão do governador. “Alugamos o espaço para os mensalistas, temos jogos todos os dias. Temos espaço para sinuca, quiosque para churrasco e temos um movimento considerável. Nos fins de semana também temos festas infantis”, contou em entrevista ao site Engeplus.

Ele não compreende porque as academias, shoppings e comércio podem abrir as portas e as quadras não. “Apoiamos o isolamento, mas o que fomos percebendo é que o Estado liberou diversas atividades. Nós estamos fechados há quase dois meses. Não temos um cenário favorável. Nessa segunda-feira aconteceu uma manifestação em Florianópolis dos proprietários de quadras poliesportivas”, reforçou.

“Temos parceiros que estão fechando e todo mundo está apavorado. Não temos mais de onde tirar dinheiro para pagar nossas contas. Queremos ter mais força e sabemos que não é uma decisão municipal, e sim, estadual. A briga é complicada, mas gostaríamos que o governo olhasse mais por nós também. Muita gente acha que o futebol é só lazer, mas também é saúde e é a fonte de renda de muitas pessoas”, acrescentou.

Governador diz que isolamento é necessário

Na segunda-feira (4), o governador Carlos Moisés comentou o protesto dos proprietários de quadro poliesportiva e afirmou que entende o impacto financeiro das empresas, mas as medidas são necessárias. “Não é algo que queremos fazer, mas precisamos fazer, infelizmente. Sabemos que isso traz impacto na vida dessas pessoas que reuniam pessoas que faziam um momento social agradável. Sabemos que é um ramo de atividade essencial para a vida das cidades para que tenhamos diversão. Mas, infelizmente, acompanhamos o mundo inteiro e os campeonatos de futebol tem sofrido restrições. Não temos uma expectativa de retomada do campeonato Catarinense”, afirmou.

Moisés ressaltou que o Estado enfrentará o inverno nas próximas semanas e isso preocupa o governo. “Os números de casos aumentarão e precisamos entender como o povo catarinense reagirá às baixas temperaturas frente a uma série muito grande de contágio vai acontecer”, finalizou.