Coluna Anderson de Jesus – 30/04/2020

34

Uma CPI para Moisés

O deputado estadual Ivan Natz (PL) protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina a proposta de abertura de uma CPI para investigar a compra de 200 respiradores feita pelo governo de Carlos Moisés. O pedido foi assinado por 37 dos 40 deputados. Segundo o site The Intercept Brasil, o governo catarinense comprou os equipamentos com preços acima do valor de mercado, pagou antecipado a uma empresa suspeita e não recebeu nenhum respirador até o momento. Na terça-feira, durante sua tradicional coletiva, o governador não permitiu a realização de perguntas para evitar a polêmica compra. Mais tarde, em nota, a Secretaria de Estado se manifestou. Afirmou que o Estado está fazendo sindicância e que afastou a servidora que fez a compra.

Pronunciamento

Carlos Moisés fez um pronunciamento no final da manhã desta quarta-feira. Afirmou que estabeleceu sindicância, que ia apurar, mas deixou claro que não faz a menor ideia do que está fazendo. Está perdido, tentando entender o que de fato aconteceu. “Não consegui entender porque isso aconteceu, esse não é o procedimento. Isso precisa ser esclarecido”.

Desculpa insuficiente

“Gastaram 33 milhões de reais em uma compra que teve uma licitação de apenas cinco horas. Pagaram adiantado e ainda não receberam. O dono da empresa coleciona denúncias de corrupção e agora demitiram a estagiária da Secretaria de Saúde. Estão rindo da nossa cara. Vamos apurar”, disparou Natz.

Sem condições

Segundo ele, o governador Carlos Moisés já perdeu a condição de governar. “O governador não tem liderança, não se comunica, perdeu todas as condições de governar. Ontem já deveria ter caído toda a chefia da saúde, mas colocaram na conta da estagiária. É uma vergonha. Estão achando que temos cara de idiota. Isso é uma vergonha para Santa Catarina”.

Sem diária

Deu polêmica na última sessão do Legislativo de Morro da Fumaça. Motivo desta vez são as diárias. Vereador Vado Marcolino (MDB) defendeu que os pagamentos sejam suspensos até o fim deste ano. Objetivo é reduzir gastos durante este período de pandemia do coronavírus. Vereador Mundi não concordou e o clima esquentou.

Na cabeça

Conversei ontem com Arnaldinho Lodetti. Ele foi ao estúdio da Massa FM para falar da vitória nas prévias do MDB. Fez questão de reafirmar que quer contar com o trabalho de Sandro Giassi Serafin durante o processo eleitoral e que tem certeza que o MDB está saindo do processo ainda mais forte. “Não há fissura. Vamos reunir toda a nossa militância e trabalhar”. Arnaldinho também falou sobre a sua rejeição. “Vou vencer isso com muito trabalho. Vou mostrar que a imagem que criaram de mim não condiz com a realidade. Sou o representante desta gestão que tanto fez por Içara e quero fazer ainda mais”. Arnaldinho também fez questão de deixar claro que não há possiblidade do MDB deixar a cabeça de chapa. “É chance zero. Vamos consolidar nossa aliança com os nossos parceiros atuais do governo e seguir comandando Içara”.

Alternativa

Com esse cenário de cabeça de chapa desenhado no MDB, o PSD pode lançar sua chapa pura já nos próximos dias. Há entendimento que Alex Michels pode representar uma terceira via, uma alternativa para a cidade que não quer PP nem MDB.