Casos confirmados se estabiliza, mas suspeitos sobem para 5 em Içara

58

Hospital da cidade possui mais um leito ocupado por moradora que aguarda o resultado do exame

Içara

O Hospital São Donato de Içara agora possui um leito a mais sendo ocupado por casos do coronavírus, sendo estes confirmados ou suspeitos. Conforme já informado, os dois pacientes que se encontram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não são içarenses. O morador de Sangão, de 46 anos, possui resultado positivo para Covid-19 e está sob ventilação mecânica. Já a jovem de 17 anos, de Timbé do Sul, permanece à espera do resultado do exame. Nos leitos da clínica estão duas moradoras de Içara, uma de 30 e a outra de 44 anos, que também aguardam os resultados.

Pelo boletim informativo do munícipio de ontem (28) os dados se mantém os mesmos que o dia anterior: 13 casos confirmados e 8 pacientes curados. A única diferença veio do número de pacientes monitorados, passando de 51 para 53, e o número de casos suspeitos, que também registrou um aumento de dois moradores.

Pacientes curados em Nova Veneza

Em Nova Veneza, cidade que subitamente teve casos comprovados, agora já tem quatro pacientes curados, de acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica ontem (28). Atualmente, o número de casos no município são seis pacientes confirmados, 30 casos suspeitos e 63 descartados.

Forquilhinha cura o único infectado até agora

A Vigilância Epidemiológica de Forquilhinha divulgou ontem a cura do primeiro e, até o momento, único caso confirmado de coronavírus no município. Trata-se de uma mulher de 59 anos que estava em isolamento domiciliar desde o dia 30 de março e recebeu o resultado dos exames no início de abril. Após quase um mês de recuperação e tratamento em casa, os sintomas desapareceram e a mulher recebeu liberação médica para retornar às atividades.

SC com 519 novos casos

Ontem, Santa Catarina registrou um salto no número de casos confirmados para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram 519 novos pacientes diagnosticado com a doença. O acréscimo se deve por conta da mudança na base de dados do Estado, conforme explicou o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, durante coletiva ao lado do governador Carlos Moisés.

“Tivemos a integração do painel do e-SUS VE e do Sivep Gripe. São dois sistemas de cadastro do Ministério da Saúde. O primeiro faz a compilação dos testes rápidos que são realizados pelos municípios e o segundo faz a compilação dos pacientes que têm quadro clínico compatível e histórico de proximidade [com casos confirmados]. Para efeito de contabilidade de números também são considerados como casos de Covid-19. Faz com que tenhamos este aumento de casos e números semelhantes nos municípios e Estado”, explicou o secretário.

Santa Catarina ainda se mantém com 44 mortes investigadas e confirmadas como decorrentes do novo coronavírus. Um óbito ainda segue em investigação. A taxa de letalidade do Estado é de 2,2%. Entre casos confirmados e suspeitos, são 94 pessoas internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – São 61 pacientes na rede pública e 33 na rede privada. A taxa de ocupação dos 398 novos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 em Santa Catarina é de 15,21%.

Brasil supera a marca de 5 mil mortes

O Ministério da Saúde (MS) atualizou ontem o número de casos confirmados e mortes por coronavírus no Brasil, que ultrapassou agora marca de 5 mil óbitos em decorrência da doença, chegando a marca de 5.017 pessoas que perderam a vida.

O Brasil também bateu novo recorde de mortes confirmadas no intervalo de 24 horas. Entre a tarde dessa segunda-feira, dia 27, e a tarde desta terça-feira, dia 28, foram 474 novos óbitos. O país soma também 71.886 casos confirmados da doença, sendo 5.385 novos casos nas últimas 24 horas.

Um dos responsáveis pelo acréscimo do número de mortes no Brasil é o Estado de São Paulo. Nas últimas 24 horas, 224 paulistas tiveram seus óbitos confirmados como vítimas do novo coronavírus. No Estado, ao todo, são 2.049 mortes decorrentes da Covid-19.