Tentar o consenso

Presidente do MDB de Içara, Fernando Mazzuchetti, disse ontem, durante entrevista à Massa FM, que ainda trabalha para evitar a necessidade de prévias no MDB. O desafio, explica ele, é buscar o consenso. “Sei que é complicado, mas o consenso é o melhor caminho. Mesmo que os dois (Sandro e Arnaldo) tenham o compromisso de que um irá apoiar o outro após a convenção, uma disputa sempre gera tensão. Vamos tentar evitar isso e buscar o consenso, mas, se não for possível, tenho certeza que vamos escolher o candidato e preparar o 15 para a disputa”.

Sem fundo

Vereador Alex Michels apresentou requerimento no Legislativo de Içara. Pedido é para que a Câmara encaminhe oficio para o Tribunal Superior Eleitoral, Senado e Câmara dos Deputados solicitando que os recursos do Fundo Eleitoral sejam destinados para o combate da pandemia do novo coronavírus. Segundo o vereador, neste momento o combate ao covid-19 tem que ser prioridade. “Evidente que esse requerimento é só uma sugestão, mas se muitos se manifestarem no mesmo sentido vamos ter pressão em Brasília e pode influenciar na decisão. Já me manifestei em várias oportunidades que não concordo com o financiamento público de campanha e estou fazendo minha parte, defendendo meu ponto de vista”. Michels também confirmou que nesse momento os partidos e pré-candidatos estão se reinventando. “Olha, eleição neste momento não é prioridade, mas estamos trabalhando de maneira online. Estamos nos reinventando também para fazer campanha”.

Mesmo caminho

Em Criciúma, os vereadores aproveitaram a sessão desta semana para se posicionar na mesma direção de Michels. Entendimento é que enviar o fundo eleitoral para o tratamento da covid-19 é o melhor caminho neste momento.

Será

Informação que circulou ontem durante a tarde indicava a saída de Sério Moro do governo. Até o fechamento da coluna, a informação não havia sido confirmada.

Contribuição

Professora Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Unesc, avaliou ontem na Massa Fm o trabalho da “Nossa Universidade” no combate a pandemia do novo coronavírus. As ações desenvolvidas pela universidade tem sido referência para todo o Estado. “De maneira mais palpável, estamos mostrando o que é o conceito 5 reconhecido pelo Ministério da Educação. Nossos profissionais estão mostrando toda sua competência em apoiar a nossa comunidade”.

Juntos

Adriana Mara de Oliveira, presidente da Associação Empresarial de Içara, destacou durante entrevista à Massa FM as ações desenvolvidas pela entidade para apoiar os empresários neste momento de crise provocada pela pandemia do coronavírus. Ela também destacou a participação da ACII na campanha Juntos de Coração. A campanha é desenvolvida pela Acic com apoio da Massa FM. “Campanha importante que busca recursos para transformar em cestas básicas, Máscaras e EPIs. Uma ação que vai apoiar quem mais precisa neste momento”.

Polêmica

Na Câmara de Vereadores do Balneário Rincão a polêmica do momento é contratação de uma funcionária em pleno período de quarentena. Situação pegou mal entre os vereadores de oposição e até entre os da situação. Por ora, Mauri Viana ainda não se manifestou.

Voltando

Juiz Pedro Aljor Furtado determinou a volta da cobrança no estacionamento rotativo de Criciúma. Ele atendeu oficio encaminhado pela CDL ao prefeito Clésio Salvaro. Orientação é para que os monitores trabalhem com luvas, máscaras e frascos de álcool em gel.

Bons números

Pelo terceiro dia consecutiva caiu o percentual de ocupação de leitos de UTI no Estado. Na segunda-feira 19% dos leitos estavam ocupados, ontem o percentual caiu para 16%. Além disso, só metade dos pacientes internados em UTI já estão confirmados para o Covid-19.

Mudando

Valmor Demos deixou o MDB e se filiou ao PL de Içara. A articulação feita por Toninho de Mello e pelo coordenador Márcio Burigo reforça a estrutura do partido que se encaminhara para participar do processo eleitoral na chapa de Dalvânia Cardoso.