Apesar de anúncio de liberação, Diocese de Criciúma mantém atividades religiosas suspensas

41

Igreja Católica continuará realizando as celebrações de forma privada e transmitidas virtualmente

Criciúma

Em coletiva realizada na segunda-feira (20) o governador Carlos Moisés liberou, além de outras atividades do setor econômico, a abertura de templos religiosos por todo Estado. Sendo possível a flexibilização das medidas de prevenção e isolamento em cada cidade, a Diocese de Criciúma confirmou em nota oficial publicada na manhã de ontem (22) que as missas e demais atividades religiosas presenciais permanecerão suspensas na região.

A capacidade de pessoas permitida pela portaria é de 30%, mas o bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, consultando profissionais da saúde, optou por manter as celebrações com presença de fiéis proibidas. A reunião realizada ontem com os padres que compõe a coordenação diocesana da pastoral, e demais lideranças leigas, foi responsável pelo consenso geral e definição oficial da medida.

“Exorto aos nossos padres, bem como a todo o povo de Deus, a permanecermos firmes na oração. Nossas igrejas, na medida do possível e obedecendo as normas sanitárias, devem permanecer abertas para a oração individual dos fiéis”, comunicou Flach.

As missas e celebrações continuarão sendo realizadas de forma privada e exibidas através das redes sociais das instituições religiosas da região, ou via rádio e TV. E as secretarias paroquiais encontram-se abertas para atendimento, seguindo as regras de cuidado. Assim se permanecerá, pelo menos, até o dia 5 de maio de 2020, quando a Diocese organizará uma nova reunião para discutir a situação novamente.