Boletim hidrometeorológico integrado de SC mostra que a situação de seca no estado se intensificou

Da Redação

O Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado voltado para o abastecimento público divulgado nessa semana mostra que, com o tempo seco com predomínio de sol na primeira quinzena do mês de abril, a situação de seca em Santa Catarina se intensificou. Em estado crítico já estão os município de São Joaquim, Papanduva, Paulo Lopes e Rio do Oeste.

Conforme o boletim, a situação é considerada crítica quando os mananciais utilizados para abastecimento estão afetados significativamente e as ações e intervenções de infraestrutura hídrica não estão sendo suficientes para minimizar os efeitos da estiagem no abastecimento. Os prestadores de serviços desses municípios estão intensificando as medidas de emergência com a captação em mananciais alternativos, perfuração de poços, aumento no tempo de operação da estação de tratamento de água e manobras operacionais.

A gerente de fiscalização da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Luiza Borges Burgardt, afirma que os acumulados de precipitação previstos na segunda quinzena não devem ser suficientes para amenizar de forma significativa a situação de estiagem nas áreas mais críticas do Estado. “É muito importante que cada um faça sua parte utilizando de forma racional e consciente a água tratada”, destaca a gerente de fiscalização da Aresc, Luiza Borges Burgardt.