Centros de treinamento da Epagri produzem máscaras de proteção

39

Item será usado pelos funcionários da empresa no retorno aos trabalhos, mas a produção excedente será doada para hospitais, asilos e outras instituições

Da Redação

Os 13 Centros de Treinamento da Epagri espalhados pelo Estado estão em uma ação conjunta para produção de máscaras que, num primeiro momento, serão usadas pelos funcionários da empresa no retorno aos trabalhos. A produção excedente será doada para hospitais, asilos e outras instituições que necessitem. Há também os trabalhos voluntários de vários funcionários na confecção de equipamentos de proteção, que cumprem assim suas cargas horárias de home office.

A articulação entre as unidades começou na quarta-feira, 1º de abril. Cada centro definiu a melhor logística para o próprio caso. A recomendação geral é de que as máscaras sejam produzidas nas casas do funcionários da Epagri que permanecem em home office. Em muitos casos, eles executam a tarefa com auxílio de seus familiares, que atuam como voluntários nessa ação conjunta.

Para viabilizar a produção, os Centros de Treinamento distribuem os insumos (tecido, TNT, elásticos, etc) nas casas dos profissionais que estão na linha de produção. O molde foi passado em vídeo para os funcionários. Cada unidade da Epagri está encontrando soluções para compra dos materiais necessários, já que o comércio está fechado. Em muitos casos, é feito contato direto com os proprietários das lojas para aquisição de tecido, linha e outros insumos.

Até a segunda-feira, 6, a equipe da Agronômica, em Florianópolis, havia produzido 660 máscaras de TNT. Elas já foram esterilizadas pela secretaria de saúde local, que ficou com algumas. As outras serão usadas pelos extensionistas da região e também pelos pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Ituporanga quando eles retornarem às atividades normais, que por enquanto estão sendo executadas em home office.