Celebrações se adaptam com a prorrogação da quarentena

59

Decreto nº 535, do dia 1º de abril, suspendeu por mais 30 dias eventos e reuniões públicas, o que inclui missas e cultos religiosos

Içara

A celebração do Domingo de Ramos será feita de maneira diferente este ano. Com o avanço do coronavírus em Santa Catarina, o governo estadual prorrogou a quarentena na noite de segunda-feira (30). Com isso, o decreto nº 535, que passou a valer na quarta-feira (1º), passa a suspender por mais 30 dias eventos e reuniões públicas, o que inclui missas e cultos religiosos.

A tradicional Procissão de Ramos, que aconteceria no fim de semana, foi cancelada. O secretário paroquial Kauan Viscardi informou que as missas continuarão sendo realizadas de forma privada e exibidas para os fiéis através das redes sociais da Paróquia São Donato. “Para o Domingo de Ramos teremos duas celebrações. A primeira será realizada no sábado (4) às 19h e, no domingo pela manhã, às 8h”, conta ele.

Ainda segundo Viscardi, os horários das missas da Semana Santa ainda serão discutidos e divulgados nos próximos dias. A Caminhada Penitencial, saindo do Santuário Sagrado do Coração Misericordioso de Jesus, na comunidade de Morro Bonito, também foi cancelada por conta das medidas de prevenção contra a Covid-19. Já as celebrações do lava-pés, benção do fogo novo e Páscoa acontecerão em ambiente virtual.

CNBB divulga sugestões aos fiéis para a celebração de Ramos

Na terça-feira (31) a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma série de recomendações para que a comunidade cristã não deixe de celebrar a data em tempo de quarentena. Reforçando para que a população permaneça em casa, a CNBB pontua as celebrações transmitidas pelos meios digitais, como televisão e redes sociais, e ainda sugere que os fiéis depositem, do lado de fora de suas moradias, os ramos que marcam esse domingo (5).