Vai afetar

Prefeito Clésio Salvaro ainda não conseguiu medir o quanto o Coronavírus vai afetar a economia de Criciúma. Em Içara, Murialdo também não tem precisão sobre estes dados, mas ambos sabem que o peso sobre a arrecadação e sobre as famílias será grande. Para o prefeito Murialdo a tendência é que o cenário só se acalme de fato a partir de agosto. “Ou até mais tarde”, lembrou durante entrevista a Massa FM. Todos os gestores passam por um momento de muita tensão e ainda aguardam pelos próximos desdobramentos para saber de fato em que terreno estão pisando.

Cedo demais

Economista e coordenador do curso da Unesc, Amauri de Porto Júnior, também acha cedo demais para qualquer projeção. “Mas no caso do Brasil a reação será mais lenta. Estamos saindo de uma crise e a recuperação será afetada. Os efeitos já estão sendo sentidos e as bolsas e o dólar são um exemplo, mas ainda não dá para saber o tamanho do efeito”, revela.

Um erro

O crescimento nos casos de Coronavírus no Brasil e a suspensão das aulas e outras atividades em Santa Catarina e na região tem elevado a tensão entre os moradores do Sul do estado e provocado uma corrida aos supermercados. Na avaliação do coordenador do curso de ciências econômicas da Unesc, professor Amauri Porto Júnior, esse comportamento é um erro. “Primeiro porque a orientação das autoridades de saúde é para que as pessoas evitem aglomerações e quando todos vão ao supermercado acabam descumprindo essa medida básica. Além disso, não há motivo para fazer estoque. Isso é ruim para a economia e pode inclusive elevar os preços”, explica.

Já tem dois

Ciro Gomes deixou claro durante o programa Roda Vida da TV cultura que é candidato a presidente em 2022. Não poupou elogios ao clã Bolsonaro e afirmou que o país caminha para a falência. Com Ciro candidato já são dois se preparando para a disputa. Bolsonaro já deixou claro que pretende disputar a reeleição.

Positivo

Depois de uma semana deu positivo o teste do deputado Daniel Freitas para Coronavírus. Ele estava na comitiva presidencial que voltou com vários integrantes infectados. O primeiro teste deu negativo, mas o segundo.

Em análise

Hospital São Donato de Içara tem isolado um casal do município. Os dois voltaram de cruzeiro pelo litoral brasileiro e apresentam todos os sintomas da doença. Resultado deve sair até sexta-feira.

Por favor, menos

O momento já não é bom e como se houvesse a necessidade ainda tem gente que trabalha para piorá-lo. Teorias mirabolantes, apoio a declarações descabidas enquanto o mundo todo se protege não adianta para nada. O momento é de cautela, sem pânico, mas de cuidado redobrado.