Um cenário muito ruim

Na semana passada, quando escrevi sexta-feira sobre a preocupação com coronavírus, confesso que cheguei a imaginar ter pesado a mão, exagerado ao falar sobre as preocupações. Hoje, no entanto, acredito que o texto foi até sutil. O cenário, lamentavelmente, é mais preocupante que muita gente imagina. Em um país onde um contingente enorme de pessoas se vira, vive de bicos, de maneira autônoma, quem vai sustentar essa gente. Ora bolas, com menos pessoas nas ruas eles vão vender menos, viver na informalidade será ainda mais dureza. Como essa gente sem grana vai dar comida aos filhos, que também vão sair das creches e escolas com aulas suspensas? Quem irá contribuir com o sustento dos mais carentes, que serão os mais afetados.

Outro efeito

Essa crise, que foi relativizada pelo governo, tratada como fake news, vai impactar diretamente na economia do país. Empresas vão reduzir produção, vender menos, o comércio também sofrerá e os empregos voltam a ficar ameaçados. Tomara, mas tomara que essa leitura toda seja apenas uma teoria do caos, tomara que todos estejam errados e que seja só um exagero.

Três meses

Ontem, o ministro Paulo Guedes concedeu coletiva. Foi na mesma linha do presidente Donald Trump. Projeta dificuldade pelo menos até agosto. Anunciou algumas ações que vão amenizar, mas não irão impedir o agravamento da crise.

Interferência na política

Avanço da pandemia de coronavírus já interfere na rotina da política. Sessões de câmaras e da Assembleia Legislativa estão comprometidas ou canceladas. Eventos políticos, já com foco na articulação para o pleito deste ano também estão comprometidos.

Vai ser na sexta

PSD de Içara deve anunciar na sexta-feira o nome do candidato do partido ao Governo de Içara. A data está definida desde o mês passado e o prazo deve ser cumprido. A partir da definição o partido começa a buscar parceiros para a disputa desde ano. Desafio é repetir a coligação.

Ações definidas

O Governo de Içara segue realizando ações visando a prevenção contra o coronavírus. Umas das ações é a criação do Comitê de Análise Sobre o Coronavírus. A primeira reunião aconteceu ontem para definir estratégias para o trabalho em Içara. Participaram membros do Executivo, Legislativo, Secretaria de Saúde, Educação, Hospital São Donato, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Conselho do Idoso e Saúde. A definição do conselho se deu após uma reunião no domingo, no Hospital São Donato. “Nossos colaboradores seguem se preparando para lidar com o vírus e novas informações aparecem a todo o momento”, explicou a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos.

Um dos casos

É do vereador Júlio Kaminski. Ele programava um grande ato para sua filiação no PSL. Meta era trazer o governador Carlos Moisés, mas isso não será possível. Ele disse logo cedo na Massa FM que em função do Covid-19 fará um ato breve, simples e sem grande público. “Mas a organização para a campanha se mantém. Estamos com projeto definido, delimitado, mas que não será aberto no momento. Precisamos debater a cidade e é isso que vamos buscar”, argumentou.