Denúncias de golpe contra credores de precatórios são registradas

46

Novos casos de golpe contra credores de precatórios foram registrados em Santa Catarina. Segundo o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça (NIS/TJSC), os criminosos entram em contato com quem tem valores a receber e se passam por advogados ou funcionários do TJSC. Então, eles informam sobre a existência de recursos a serem levantados.

Vítimas relataram que a tentativa do golpe acontece via Whatsapp, ou por ligação ao telefone. O interlocutor se identifica como procurador geral dos credores do Tribunal de Justiça. Uma das técnicas que mais utilizam é a cobrança de taxa, que é necessária para a realização do levantamento do respectivo alvará com a liberação do dinheiro repassado pelo devedor.

A Assessoria de Precatórios do TJSC informa que não entra em contato com os credores, nem pelo telefone, Whatsapp, e-mail, ou redes sociais, e ainda afirma que a ordem do pagamento é somente realizada com critérios técnicos. O falsário chega até mesmo a informar o valor do precatório de direito da vítima, com seus dados pessoais, o que torna a abordagem persuasiva e o modo como agem sofisticado, como caracteriza o setor de inteligência do TJ.

O precatório trata-se do reconhecimento judicial que o poder público tem com o autor de alguma ação, seja ele pessoa física ou jurídica, onde este saiu vitorioso. O responsável por julgar o processo reivindica o pagamento ao presidente do Tribunal de Justiça. Este pagamento obedece uma ordem cronológica disponível na página da Assessoria de Precatórios do TJSC, a qual garante não exigir nenhum depósito de valor para a liberação dos recursos. A indicação é que, todos os credores que forem vítimas do golpe, devem prestar um boletim de ocorrência.