Coluna Gastronomia PV Show – 08/02/2020

48

Não quer arriscar? Opte pela maminha!

Chef PV Show ensina diferentes formas de assar a maminha, um dos cortes mais procurados pelo consumidor

Se você quer comer uma carne macia e não tem tanta prática com a churrasqueira, vá de maminha. Embora tenha uma camada de gordura em gados de qualidade, a maminha é classificada como uma carne magra e, também por isso, é muito explorada nos pratos brasileiros. Tanto por quem busca opções mais magras e saudáveis de carne, como para quem procura cortes suculentos.

Ela faz parte do grupo da alcatra, tem formato triangular, textura macia, sabor suave, e se você passar um pouquinho do ponto, ainda conseguirá um corte macio. Mas lembre-se, eu falei um pouquinho.

Hoje em dia, se o gado é de qualidade, não existe carne de segunda. Mesmo assim, a maminha é considerada um corte nobre. No entanto, não é tão cara como alguns outros, resultando em um bom custo benefício.

E para que você faça uma refeição completa com a sua família e também um picadinho para seus amigos, lhe ensinamos duas formas de assar a maminha, além de um acompanhamento que combina muito com o corte.

  • Bruschetta com vinagrete.

Ingredientes: 1\2 cebola roxa, 1\2 cebola comum, 2 tomates do tipo italiano, 1 xícara de azeite de oliva extra virgem, 1\2 xícara de vinagre de maça, manjericão a gosto, sal a gosto e pão ciabatta cortado em fatias.

Modo de Preparo: Pique todos os legumes em pedaços pequenos (o menor tamanho que conseguir). Coloque-os em um refratário e adicione sal, azeite e o vinagre. Experimente o sal e corrija se necessário. Unte as fatias fatias de pão com manteiga ou azeite e leve para a churrasqueira ou chapa para que dourem e fiquem crocantes. Adicione o vinagrete por cima e sirva como entrada. Se quiser, pode finalizar com pimenta do reino moída na hora.

  • Maminha Selada

Ingredientes: 1 peça de maminha, sal de parrilla.

Modo de preparo: Aqueça a churrasqueira com chama viva e grelhe a carne a 15cm da brasa, por 8 minutos de cada lado. Se quiser, inverta a posição aos 4 minutos de cada lado para obter aquele quadriculado na peça. Após os dois lados estiverem selados, retire a peça da grelha e deixe descansar por 10 minutos. Faça novos bifes. Se gostar de carne bem passada, faça os bifes finos, se gostar de carne ao ponto, faça medalhões mais grossos. Volte com eles para a churrasqueira acerta o ponto e faça novas tiras. Tempere com sal de parrilla e pimenta do reino se gostar.

  • Maminha na grelha

Ingredientes: 1 peça de maminha, azeite de oliva, sal de parrilla e primeira do reino a gosto.

Modo de preparo: Aqueça a churrasqueira com chama viva e grelhe a carne a 15cm da brasa, por 8 minutos de cada lado. Após isso, suba a grelha para 30 a 40 cm da brasa e deixe a carne por mais 20 minutos de cada lado. Esse tempo pode variar, caso a sua churrasqueira não tenha essas alturas ou a sua brasa não esteja bem viva. Por isso, é importante desenvolver o feeling para o churrasco. Quando pronta, deixe descansar 10 minutos antes de fatiar. Isso vai fazer o corte perder menos suculência você aproveitará ao máximo a carne.

Se você quiser aprender o passo a passo de todas essas receitas, basta se inscrever no canal do Chef PV Show no Youtube, o Cozinha com Almôndega (acesse pelo QRCode desta página). Lá, vídeos explicativos vão te fazer virar mestre na arte do churrasco. Em caso de dúvidas ou sugestões de receitas, escreva para cozinhacomalmongeda@gmail.com. Bom apetite!