Coluna saúde e boa forma – 30/01/2020

58

Sauna alivia dores e auxilia na desintoxicação do organismo

Confira os benefícios e as recomendações à saúde provenientes de uma prática que vem da Finlândia

Aliviar dores reumáticas e crônicas de pacientes que sofrem com osteoartrite, artrite reumatoide ou fibromialgia e eliminar toxinas acumuladas por meio da transpiração são alguns dos benefícios proporcionados pela sauna, uma prática que apareceu há cerca de 9 mil anos, criada por povos nômades que ocuparam a Finlândia na pré-história.

O tipo de sauna mais tradicional, a chamada savu sauna (“sauna de fumaça”), era uma construção escavada no pé de um morro, formando uma espécie de caverna subterrânea. Para os pioneiros finlandeses, a sauna era considerada um lugar sagrado, onde se purificavam o corpo e o espírito.

A invenção finlandesa deu origem ao tipo que hoje conhecemos como sauna seca. O banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga. Mas foram os turcos que mais avançaram nessa técnica, aquecendo caldeirões de bronze cheios de água em grandes salões de mármore com teto côncavo, desenvolvendo o chamado banho turco. Entre todos esses povos, a sauna era muito popular por seu suposto poder curativo.

Ainda no século 4 a.C., o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, afirmava que a temperatura alta podia tratar qualquer doença. “É um grande exagero, mas de fato a sauna úmida funciona como uma inalação, facilitando a secreção dos pulmões e a limpeza do nariz”, diz o otorrinolaringologista João Ferreira de Mello Jr., do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Muitas vantagens

A sauna traz saúde pra que pode desfrutá-la, por exemplo, a redução do estresse, o controle da hipertensão, a melhora do sono e da função cerebral, o relaxamento dos músculos, a prevenção da flacidez da pele, o combate de doenças respiratórias (asma, bronquite e sinusite) e a diminuição da fadiga crônica.

“O calor é importante para o processo de reabilitação de atrofias musculares e de dores intensas, pois melhora o fluxo sanguíneo e, consequentemente, dilata os vasos capilares e reduz os riscos de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas”, explica o médico Joaquim Reichmann.

Água com cloro no Brasil

No Brasil, há uma particularidade, pois a água é tratada com cloro e na sauna úmida esta substância acaba aparecendo. “Neste cenário é importante conhecer o risco à saúde, pois o suor é volátil com o calor e a pessoa poderá aspirar o cloro que competirá com o iodo da tireoide e pode resultar em consequências nefastas para a glândula, que é muito importante para o metabolismo”, alerta Reichmann, ao explicar que a opção recomendada é a sauna seca ou em locais em que a água seja tratada e eliminado o cloro.