Últimos ajustes

CDL de Içara está fazendo os últimos ajustes para a edição 2020 do Liquida. Conversei sobre esse assunto ontem cedo na Massa FM. Em entrevista ao Microfone Aberto o presidente da CDL, Alexandre Fernandes, ressaltou que há uma confiança crescente entre os comerciantes da cidade e a aposta é de que a Liquida deste ano será melhor que a do ano passado. “Porque a economia de Içara vive um momento especial. Nossa situação é diferenciada e isso vem se refletindo no comércio. Também há a confiança de que esse ano o país também vai melhorar um pouco mais. Estamos confiantes”. Com relação ao Liquida, a ordem é dar descontos de até 50%. “Aqui todos são convidados a aderir, mas não tem taxa. Todo associado participa. Nossa única exigência é desconto de verdade. Tenho certeza que o consumidor que vier até Içara não vai se arrepender e a promoção vai terminar ainda mais consolidada”, ressalta.

Laboratório para a rede

Mesmo de férias, a secretária de Educação Gerusa Bolsoni vem acompanhando de perto as obras de melhoria na estrutura física das escolas de Içara. A ordem é deixar tudo pronto até o dia 10, uma semana antes do início do ano letivo. Segundo ela, a expectativa é de mais um ano positivo para sua pasta. Uma das novidades será a ativação de um laboratório de ciências. “Ele vai atender toda a rede. Os alunos terão à disposição muita tecnologia que vai ajudar ao professor monitorar cada estudante e aos alunos ampliar cada vez mais seus conhecimentos. Será um ganho muito importante para a educação de Içara”.

Tem concurso

Fepese divulgou edital com 91 vagas que serão preenchidas no município de Içara. O concurso público vai definir um monitor de informática e 90 profissionais para atuar em serviços gerais. As inscrições começam no dia 10 e seguem até março.

Defesa protocolada

Secretário da Casa Civil Douglas Borba protocolou na segunda-feira a defesa do governador Carlos Moisés contra o pedido de impeachment feito pelo defensor público Ralf Zimmer. Alegação é de que o executivo apenas acatou decisão judicial para a equiparação salarial. Documento pede o arquivamento do processo.

Ação

Tribunal de Contas de Santa Catarina condenou três ex-prefeitos de Içara a devolver recursos aos cofres públicos. Heitor Valvassori e Júlio Cechinel foram responsabilizados por não pagar contas de energia à Cooperaliança. Gentil da Luz fez acordo e iniciou pagamento, mas o TCE entendeu que ao acordar os juros e multas ele também gerou prejuízos para os cofres públicos. Ainda é possível recorrer.

Piso dos professores

O anúncio feito pelo Governo Federal de reajuste de mais de 12% no piso nacional do magistério não deve ser cumprido por todos os municípios da região. Em Criciúma o reajuste já foi anunciado, mas a cidade tem um cenário diferente. O município tem menos de 40 % de sua receita comprometida com folha de pagamento. Nos demais municípios esse percentual está próximo do limite prudencial e isso deve inviabilizar o repasse integral. Esse é um cenário que deve se repetir em todo o país. A situação é tão grave que secretários de educação de todo o país vão buscar, em conjunto, uma alternativa.

Zerando

Secretário Acélio Casagrande falou ontem na Massa FM com empolgação de algumas ações desenvolvidas na secretária de Saúde de Criciúma. “Estamos conseguindo reduzir a fila de espera e em alguns casos zerar. Além disso temos um bom resultado na UPA, estamos investindo em tecnologia para melhorar o atendimento, reforçando o saúde da família com as agentes de saúde e também melhorando a infraestrutura. Claro que tem muito a ser feito, mas estamos evoluindo”.

Desafios

Segundo ele, um dos principais desafios é fazer a população perder velhos hábitos. “Estamos implantando uma série de alternativas para que as pessoas possam fazer o agendamento de seus procedimentos, mas em muitas comunidades as pessoas ainda preferem aquela fila na madrugada. Não há mais necessidade, mas elas vão. Há também uma queixa enorme sobre demora para atendimento. Mas hoje, para conseguir uma consulta com plano de saúde, a espera é grande, no pronto-socorro particular a espera também é longa, mas essa é uma questão cultural que aos poucos será superada”.

Parceria

Casagrande também falou sobre uma parceria que está sendo afinada com a Unesc para a gestão da Unidade de Saúde Central, que deve ser inaugurada até março. “É uma parceria importante e inovadora que está sendo trabalhada”.

Pode disputar

Secretária Gerusa Bolsoni não descartou a possibilidade de disputar a eleição deste ano em Içara. “Eu sou apaixonada pela educação, quero continuar fazendo isso, mas quando a gente entra na vida pública tem que estar preparada para tudo. Se houver a convocação do partido estou à disposição”.

Pode disputar 2

Outro que também admite a possibilidade de participar do processo eleitoral é Acélio Casagrande. “Eu não tenho isso como meta. Vamos ver até março como as coisas caminham. Quem está na vida pública tem que estar sempre pronto, mas não é uma obsessão”.

Com o DEM

Com a decisão de Jorge Boeira de não disputar a eleição em Criciúma, o PP pode acabar apoiando Julio Kaminski na disputa pelo Governo da cidade. Já há quem sonhe em uma composição com PP, PL e DEM.