Para o carro! Vamos comprar milho fresco

Chef PV Show ensina a fazer diferentes tipos de receita de pamonha

Você está voltando da praia e avista uma pessoa vendendo milho fresco e pamonha… É eu acredito que você tem uma parada obrigatória a fazer. No Brasil, a espécie mais encontrada é o milho verde que pode ser consumido assado, cozido ou para a produção de receitas diversas, tais como curau, pamonha, sucos, bolos, dentre outras.

De acordo com Câmara Cascudo, em seu livro a História da Alimentação no Brasil, receitas como pirão, pamonha, canjica, pipoca, dentre outras tiveram origem com os índios brasileiros. E, com a colonização das Américas, os portugueses e africanos foram adaptando e produzindo outras receitas. O nome pamonha vem da palavra pamunã, do tupi. Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias. A pamonha também é muito popular em outros estados brasileiros, tais como São Paulo e Minas Gerais, e é adicionado açúcar a massa. Já no Nordeste, é doce e feita com leite de coco.

Vamos então colocar a mão na massa e fazer dois tipos de pamonha, a doce e a salgada.

PAMONHA DOCE

INGREDIENTES:  12 (doze) espigas de milho verde, 1 (um) copo de água, 2 (duas) xícaras de açúcar, 1 (uma) xícara de coco ralado fino, 1 (uma) pitada de sal, palhas para a embalagem

MODO DE PREPARO: Rale as espigas ou corte-as rente ao sabugo e passe no liquidificador, juntamente com a água. Acrescente o coco, o açúcar e mexa bem. Coloque a massa na palha de milho e amarre bem. Em uma panela grande ferva bem a água, e vá colocando as pamonhas uma a uma após a fervura completa da água. Cozinhe por mais ou menos 40 minutos, retirando as pamonhas com o auxílio de uma escumadeira. Deixe esfriar em local bem fresco. Sirva com café e queijo ralado.

PAMONHA SALGADA

INGREDIENTES: 10 espigas de milho verde (cerca de 1,3 kg), 1 copo americano de óleo, 1 colher de sal, 1 pitada de açúcar.

MODO DE PREPARO: Corte o milho nas duas extremidades separando as palhas boas e limpas que serão usadas para fazer os copinhos. Escove as espigas para retirar os cabelos, com cuidado para não estourar os grãos. Rale as espigas. Depois, coe com o auxílio de uma peneira antes de temperar. Coloque a massa em uma bacia e adicione óleo bem quente, misturando bem. Acrescente sal e açúcar. Com as palhas que foram escolhidas, faça copinhos com duas palhas. Coloque a massa (cerca de um copo americano), o recheio e feche-a também com duas palhas, amarrando com elástico ou cordão. Como recheio, use apenas queijo minas fresco ou o queijo e pedaços de linguiça, pimenta e cebolinha. O tempo de cozimento é de, aproximadamente, 40min em uma panela com bastante água já fervendo.

Tanto nas versões salgadas como doces, você pode inovar com diferentes recheios. Dá pra combinar goiaba, queijo, geleias. Nas salgadas podemos colocar embutidos defumados, temperos secos, carne seca. Cuidado com a brincadeira. Ela vicia de tão gostosa.

Se por ventura você não gostar de pamonha, não precisa abandonar o milho. Ele é um alimento muito rico, podendo prevenir doenças nos olhos, fortalecer o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol, dá energia e melhora o trânsito intestinal.

Dá para consumi-lo em uma broa, em um bolo, em uma salada e até mesmo em um suco. Se você conhece alguma receita deliciosa com milho, envie-nos sugestão para cozinhacomalmondega@gmail.com. Sua receita pode acabar nas páginas do Youtube do Chef PV Show. Interaja conosco!