Segunda etapa do calçadão não está concluída, mas já é usada

35

Engenheiro civil do município informa que a obra se encontra atualmente cerca de 90% pronta

A segunda etapa do calçadão na beira-mar do Balneário Rincão ainda está em processo de finalização, porém segue sendo frequentada diariamente. De acordo com o engenheiro civil do município, Nestor Back, a obra se encontra atualmente cerca de 90% concluída. “Estamos encerrando a parte da instalação elétrica, a pavimentação de passeio público com piso paver, os canteiros, a vegetação e a sinalização viária”, conta ele. Além disso, o projeto repavimenta ruas centrais da cidade, como as ruas São Paulo e Paraná, e a rua Rio de Janeiro que iniciou recentemente o processo de repavimentação.

A melhora na infraestrutura é algo que recebe destaque pelos banhistas, que costumam mencionar o projeto do calçadão como o que faltava na cidade. De passagem pelo Rincão, Silvia Lerina conta que veio conhecer a praia a convite de amigos moradores de Criciúma. Residente da cidade próxima à divisa com o Uruguai, Rosário do Sul, a visitante destaca a beleza e conforto do lugar, elogiando ainda o incentivo à prática de esportes e atividades físicas que o espaço fornece. “As passarelas são uma ótima opção para muitos que não podem, ou muitas vezes não querem, ir até a beira-mar e ainda assim aproveitar a praia”, relata ela, que acrescenta a necessidade de mais hotéis e pousadas pela cidade.

Para os moradores locais, as novidades na orla foram bem aceitas. Como conta Sofia Milanezi, houve muitas mudanças desde que se mudara para o município há 10 anos, e os novos atrativos trazem mais pessoas para onde antes não tinha movimento. O processo das obras também é notado pelos que convivem diariamente com a transformação. “Foi algo bem organizado e até mesmo rápido. Para chegar até a praia, no início da pavimentação, havia várias ruas de acesso pelo centro, o que não prejudicou muito no trânsito”, comenta Julia Casemiro Francisco, natural do Balneário Rincão.

Back relata que, mesmo a etapa do acabamento sendo menor, demanda cuidado e tempo. Por essa razão, o engenheiro afirma não ter um prazo exato para a conclusão da obra. “Desde o início nossos departamentos de engenharia e arquitetura se dedicaram no trabalho de estudos e apresentação de projetos, para só então executá-los. Vamos continuar trabalhando de forma a finalizar a obra de maneira plena para uso a que foi projetada”, conclui ele.

De acordo com o prefeito Jairo Custódio, a segunda etapa trará mais quatro praças, academias ao ar livre, pista de caminhada e espaço para as crianças, com a construção dos parques.