Ondas grandes, competição, shows e homenagens marcaram o 2º Encontro de Gerações do Surf Sul Catarinense

Mal terminou o 2º Encontro de Gerações do Surf Sul Catarinense, edição 2020, e já estão perguntando quando será o próximo. Mais uma vez Balneário Rincão recebeu o evento que se tornou tradição na região, atraindo muitos participantes e um grande público à cidade litorânea do sul de Santa Catarina.

Na estrutura montada ao lado da plataforma Norte, centenas de pessoas circularam durante o sábado de sol forte e ondas pesadas. As maiores atingiram 2,5 metros na série, e com a subida da maré, houve momentos que o mar chegou ao palco principal do evento.

A organização foi obrigada a mudar o local das homenagens e dos shows (previstas para acontecerem na praia após o campeonato) para o Let´s Point, localizado na avenida principal próxima a estrutura do EGSSC.

Jeronimo Zaniboni é bicampeão

Diferente dos campeonatos tradicionais, os participantes entraram na água apenas uma vez durante o dia. O somatório das duas melhores ondas dos competidores na planilha de cada juiz definiu os campeões das categorias Longboard, Surf Masculino, Feminino e o surfista mais jovem abaixo de 10 anos.

O local Jerônimo Zaniboni repetiu o resultado de 2019, e venceu novamente o EGSSC, se tornando bicampeão do evento. Em segundo ficou a lenda de Garopaba(SC) Roni Ronaldo e em terceiro lugar André Amboni.

“É uma honra ser lembrado com carinho pela dedicação que tenho pelo surf e de representar meu estado e minha cidade. A galera do Rincão e o Ricardo Martins (organizador do encontro), estão de parabéns por promoverem essa linda festa”, declarou Roni.

Na categoria Longboard, Gustavo Leme, de Araranguá(SC), levou a melhor e sagrou-se campeão, com Mariah Cardoso vencendo o surf Feminino e Cauã Brunel na Infantil. O surfista mais novo a participar do EGSSC 2020 foi Augusto Pelegrini, de apenas um ano e meio, que foi pra água com o auxílio do pai, Guilherme Fermo, competidor da categoria Longboard.

Os campeões receberam kits recheados com produtos e acessórios, além de belíssimos troféus estilizados pelo artista plástico Bruno Alvarez. Assim como na primeira edição, o vencedor no surf Masculino ganhou o direito de surfar a Laje de Jaguaruna, assessorado pela equipe Atow-Inj e o big rider Thiago Jacaré.

Homenagens

Nomes que fizeram a história do surf na região foram homenageados, e marcaram presença na festa, como os campeões estaduais Roni Ronaldo, de Garopaba, e Raphael Becker (Laguna/Florianópolis), Marcelo Chelo, de Laguna, e o locutor da WSL International Klaus Kaiser, idealizador deste evento na região norte. “Muito bacana ver que a sementinha plantada lá atrás com o Encontro de Gerações do Litoral Norte, rendeu frutos e inspirou esse evento sensacional aqui na praia do Rincão”, declarou Klaus.

Também subiram ao palco os surfistas veteranos Walter Nuerembergh (Rincão), André Alves (Araranguá) e Gabriel Galdino, atleta profissional formado nas ondas da plataforma e grande expoente da região. Completaram a lista Luiz Fernando Casagrande, diretor de eventos da Prefeitura de Balneário Rincão, e Edmilson Braz Carlos, secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Balneário Rincão.

Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem “in memoriam” ao surfista local Rodrigo “Zizo”, recebida por sua família (esposa, filhos e irmão de Rodrigo) presentes no evento. Zizo faleceu em abril de 2019 decorrente de um mal súbito, após surfar no Farol de Santa Marta.

Shows encerraram o evento

Fechando a programação em grande estilo, muito rock’n roll e surf music com as bandas Fucking Project, Recoice, de Florianópolis, Rivotrio, Vó Maria e V8. “Foi trabalhoso, mas valeu a pena reunir toda essa galera que faz a diferença num reencontro de amigos do surf, regado a competição, som e diversão. Até o próximo Encontro de Gerações do Surf Sul Catarinense, edição 2021”, revelou Ricardo Martins, promotor e organizador do evento.